O que torna uma Escola de Música única? E porque são essenciais? 


O Vira Fest - Encontro de Escolas de Música é um evento que reúne em Paredes de Coura diversas escolas e projetos de educação musical nos dias 25, 26 e 27 de março, com o propósito de partilhar experiências e refletir em conjunto sobre o seu papel para a inclusão de vários setores da população. No Vira Fest o palco é dos alunos e formadores que fazem estes projetos educativos acontecer. Uma conferência sobre boas práticas no ensino da música (presencial e transmitida em live streaming no Facebook e YouTube da Escola do Rock), ensaios e concertos - no Vira Fest todos somos cabeças de cartaz. 

Dinamizado no âmbito do Rock com Todos, inserido no projeto Cultura para Todos, financiado pelo Norte 2020 - Programa Operacional Regional do Norte.







Todas as atividades do Vira Fest são de entrada livre, sujeitas à lotação dos espaços (Centro Cultural e Caixa de Música). Aconselhamos a inscrição prévia na conferência para garantir lugar, contudo as inscrições vão estar disponíveis à entrada do Centro Cultural no dia 25, consoante a lotação ainda disponível. Os ensaios abertos e concertos não requerem inscrição prévia.








PROGRAMA



25 Março (sexta-feira)



Manhã

Conferência no Centro Cultural

10.00 - 10.15
Nota de boas-vindas
Presidente da CM Paredes de Coura
Vítor Paulo Pereira


10.15 - 10.45
A Música dá Trabalho (Leiria)
Hugo Ferreira (Coordenador)


10.45 - 11.00
Coffee Break


11.00 - 11.30
Descubreas (Pontevedra, Galiza)
Vanesa Sánchez (Coordenadora de Comunicação)


11.30 - 12.30
A Voz do Rock (Viseu)
Ana Bento (Coordenadora)
+
Showcase A Voz do Rock

Tarde

Conferência no Centro Cultural

14.30 - 15.00
Tum Tum Tum (Gondomar, Porto e Matosinhos)
Susana Lage (Coordenadora)

15.00 - 15.30
Música e Inclusão no Alto Minho
Sara Costa (Coordenadora) 


15.30 - 16.00
Skoola - Academia de Música Urbana (Lisboa)
Mariana Duarte Silva (Comunicação, Relações Externas e Parcerias)


16.00 - 16.15
Coffee Break


16.15 - 17.30
Mesa redonda - O efeito da pandemia no ensino da Música
Com Alice Silva (Serviço Educativo das Comédias do Minho), Mariana Duarte Silva (Skoola), Sara Costa (Música e Inclusão no Alto Minho), Nuno Alves (Escola do Rock Paredes de Coura)

Noite

Concertos na Caixa de Música

21:30
Concerto Black Tie (Rockschool Porto)


22:00
Concerto P90 (Rockschool Porto)


22:30
Plectro (Escola do Rock Paredes de Coura)








26 Março (sábado)



Manhã

Ensaios

10.00 - 13.00
Ensaios Escola do Rock em colaboração com outras escolas de música
Centro Cultural

Tarde

Ensaios e concertos

14.30 - 18.00
Ensaio aberto ao público
Centro Cultural

18.30 
Academia Musical de Monção
Caixa de Música

19.00
Concerto JITS TRIO (Allegro Música Vigo)
Caixa de Música 

Noite

Concertos

21:30
Concerto - Combo Academia Valentim de Carvalho 
Caixa de música

22:00
Concerto Combo G (Escola Estúdio do Pejão)
Caixa de música

22:30
SIRA (Estudo Bonobo Pontevedra)
Caixa de música

23:00
Concerto Ard Holivs (Escola Estúdio do Pejão) 
Caixa de música


27 Março (domingo)



Manhã


10.00 - 13.00
Ensaios para o concerto final
Centro Cultural





Tarde


14.30 - 15.30
Ensaio
Centro Cultural

15.30 
Il Gran Finale
Concerto Escola do Rock Paredes de Coura em colaboração com outras escolas de música
Centro Cultural






Mesa redonda - O efeito da pandemia no ensino da Música



Com Alice Silva (Serviço Educativo das Comédias do Minho), Mariana Duarte Silva (Skoola), Sara Costa (Música e Inclusão no Alto Minho), Nuno Alves (Escola do Rock Paredes de Coura)

Uma conversa sobre o efeito da pandemia no ensino da música, baseada na troca de testemunhos entre formadores e facilitadores de várias escolas e projetos de educação musical. Quais os desafios encontrados? Como é que, juntos, conseguimos superar o afastamento causado pela pandemia? Quais foram as estratégias criativas usadas para continuar a ensinar e aprender música? Através destas experiências, repensamos o futuro do ensino da música e novas formas de a partilhar.






Escolas e Projetos convidados



A Música dá Trabalho

A Música dá Trabalho é um projeto educativo da Omnichord, que leva músicos e artistas a escolas públicas do concelho de Leiria,  capacitando os alunos sobre as múltiplas funções e profissões envolvidas no sector musical, ajudando também a criar públicos e a estimular a criação artística. A Omnichord é uma editora com agenciamento e gestão de carreira de projetos musicais que iam aparecendo nas escolas secundárias da região de Leiria, incluindo nomes como Surma, Nice Weather For Ducks, First Breath After Coma, Whale, entre outros de fora de Leiria como Labaq, Cabrita e Criatura, Bloom (JP Simões), 5ª Punklada, Cachorro Sem Dono e Filho da Mãe. Emprega atualmente mais de uma dezena de artistas e produtores que se conseguiram fixar a trabalhar a partir de Leiria e desenvolvem a sua actuação também nos domínios da produção audiovisual, produção e gestão de projectos culturais, comunitários e educativos.



Hugo Ferreira
Sócio gerente da Omnichord Records e coordenador do projeto A Música dá Trabalho

[Conferência - 25 de março, 10h15, Centro Cultural]

Entre programas de rádio e produções de concertos e de palcos secundários das queima das fitas, em Coimbra, foi alimentando cada vez mais uma musicódependência.  Durante a primeira década de 2000 passou a integrar o núcleo duro da FADE IN – Associação de Acção Cultural no âmbito do FADEINFESTIVAL e nas primeiras edições do Festival Entremuralhas,  colaborou com a efémera mas simbólica Preguiça Magazine e, em 2012, criou a Omnichord Records.

Em 2017 Hugo Ferreira fundou o export office da música portuguesa Why Portugal, o qual tem presidido e entre 2014 e 2015 presidiu a AMAEI (Associação de músicos, artistas  e editoras independentes). É membro do conselho Consultivo de Leiria Cidade Criativa da Música e do Conselho Estratégico da Rede 2027.







Escola do Rock Paredes de Coura
Escola anfitriã do Vira Fest


A Escola do Rock Paredes de Coura nasceu em 2014, na terra do icónico Festival Paredes de Coura, contribuindo para o fomento deste já clássico romance entre a vila e o rock’n’roll. Decorre em períodos de curta duração, num formato de residência artística intensiva, com atividades que variam entre ensaios, formações, sessões de cinema, concertos e muito mais. Todos os anos, a Escola do Rock organiza uma tour com concertos em condições inéditas para os seus alunos, reunindo todos os participantes em palco. Os grupos da Escola do Rock já atuaram em muitos festivais, assim como em algumas das melhores salas de espetáculo de Portugal e da Galiza, como: Festival Vodafone Paredes de Coura, Serralves em Festa (Museu de Serralves, Porto), Verão na Casa (Casa da Música, Porto), SURFING THE LEREZ (Pontevedra, Galiza), NOS Primavera Sound (Porto), Hard Club Porto, Auditório Municipal de Vigo, Fundación Barrié (Vigo), entre outros.

Promovida pela Câmara Municipal de Paredes de Coura, com direção de formação e atividades do Space Ensemble.



Nuno Alves
Diretor artístico da Escola do Rock

[Participação na Mesa Redonda “O efeito da pandemia no ensino da Música”, 16h, Centro Cultural]

Programador Cultural desde 1993, fundador de vários festivais de música (Paredes de Coura, Space Festival, entre outros), curador de concertos jazz na Casa da Música, Aula Magna, entre outros espaços e eventos. Músico e diretor artístico do Space Ensemble, com um vasto trabalho na criação de filmes-concerto, com cinematografia de Norman Mclaren, Heikki Preppula, Lotte Reiniger, Dziga Vertov, e outros realizadores internacionais.

Diretor de Programação do Canal 180 desde Setembro de 2010. Engenheiro Eletrotécnico, formado na Universidade de Coimbra, com quinze anos de experiência em desenvolvimento e planeamento de projectos de software na área das telecomunicações.


Plectro

[Concerto 25 de março, 22h30]

Um grupo de jovens made in Paredes de Coura com vontade rockar e partilhar a sua música com os outros, composto por Luz Cunha, Eduardo Sorte, Nuno Patrício e Rodrigo Silva.





A Voz do Rock

A Voz do Rock, um coletivo de avós composto, na sua maioria, por octogenários de Viseu, desafia o estereótipo da idade e prova que é possível envelhecer e, simultaneamente, “optar pelo que faz o coração vibrar” (Osho). Os A Voz do Rock optaram pelo rock e pelas suas canções que, geralmente, não se fazem ouvir em vozes de pessoas tão velhas e que assim rompem fronteiras entre gerações e excedem os limites da própria condição humana, apresentando uma imagem positiva do envelhecimento. Os avós já se apresentaram ao vivo na Casa da Música, em diversos programas de televisão, num concerto especial com o baterista Kalú em tributo aos Xutos e Pontapés, e arrecadaram o prémio Boas Práticas de Envelhecimento Ativo atribuído pela CCDRC.


Ana Bento
Coordenadora do A Voz do Rock

[Conferência + Showcase A Voz do Rock - 25 de março, 11h30, Centro Cultural]

Multi-instrumentista, compositora e workshop leader, iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música de Viseu. Licenciou-se em Educação Musical (2001) e frequentou uma pós-graduação em Musicoterapia no C.I.M. de Bilbao (2002). Paralelamente realizou um percurso formativo na área da pedagogia musical com Pierre Van Hawe, Jos Wuytack, Edwin Gordon, Verena Maschat, Murray Schafer, Soili Perkiö, entre outros. Estudou saxofone com Mário Santos e João Martins. No início da sua carreira fez parte da Orquestra Juvenil do Centro e, atualmente, integra os projetos Aurora Brava, Tranglomango, Coletivo Gira Sol Azul e Stopestra, colaborando, pontualmente, noutros projetos musicais. Compôs, interpretou e dirigiu ao vivo a música de espetáculos encenados por Helen Ainsworth, Graeme Pulleyn, Sónia Barbosa, Rafaela Santos, Márcio Meirelles, Maria Gil, Filipa Francisco, Romulus Neagu, entre outros. Cofundou a Associação Gira Sol Azul na qual colabora e integra a equipa de vários projetos musicais como concertos para bebés e famílias, Orquestra (in)fusão e o grupo A Voz do Rock. Desde 2008 que colabora em projetos do serviço educativo da Casa da Música (Porto) na qual integra a equipa Factor-E. É artista associada do Teatro Viriato desde 2014.







  Contactar          Inscrever          FAQ



 ︎           ︎           ︎           ︎    


© Escola do Rock 2022 | Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Termos e Condições





Contactar

Inscrever

FAQ


︎        ︎        ︎        ︎    


© Escola do Rock 2022 | Todos os direitos reservados | 
Política de Privacidade | Termos e Condições