Gostavas de conhecer experiências inovadoras de educação musical? Interessa-te perceber os caminhos que a música tem para oferecer aos jovens? Estás à procura de novas descobertas e inspirações musicais?

Reserva os dias 15 e 16 de março para fazeres parte do Vira Fest 2025 no Centro Cultural de Paredes de Coura, um evento para conhecer escolas e projetos de educação musical. A entrada é livre, sujeita à lotação dos espaços.

Este ano teremos também um programa online no dia 12 de março, com apresentação de dois projetos — uma espécie de warm-up para perceberes o que te espera no fim de semana. 





Programa online


12 de março


17.30 - 17.45
Apresentação Programa Vira Fest 2025

17.45 - 18.15
Talk Notas de Contacto
Ana Mafalda Roque e Ana Isabel Dias

Orquestra Câmara Portuguesa e CERCIOEIRAS
18.15 - 18.45
Talk RadioATIVIDADE
Óscar Silva e Ana Gil 
Associação Cultural Terceira Pessoa


18.45 - 19.00
Esclarecimento de dúvidas e encerramento

Link para assistir ao programa online: 
https://meet.google.com/rqn-fvop-jrv 





Programa no Centro Cultural de Paredes de Coura


15 de março



Manhã


10.00 - 10.15
Nota de boas-vinda Município de Paredes de Coura

10.15 - 10.45
Talk A música como instrumento de transformação social: desafios e oportunidades no ensino profissional artístico Iva Fernandes
Comunicação e Inovação Educacional na ARTEAM - Escola Profissional Artística do Alto Minho




10.45 - 11.15
Coffee break


11.15 - 11.45
Talk Orquestra Parkinsound
Pedro Santos
Diretor artístico e Maestro da Orquestra Parkinsound


11.45 - 12.15
Showcase RAGER + BRASAS
Estudo Bonobo


Tarde


14.00 - 14.30
Showcase VEXX +
ALTOFALANTES
Estudo Bonobo


14.30  -  15.00
Talk Vozes que Unem  
Vítor Lima
Maestro do Coro dos Pais e Professor Academia de Música de Viana do Castelo


15.00 - 15.30
Showcase
Coro dos Pais

Academia de Música de Viana do Castelo

15.30 - 16.00
Coffee break


16.00 - 16.30
Talk Orquestra Geração
Helena Lima
Coordenadora Orquestra Geração


16.30 - 17.00
Talk
Programa Educativo Orquestra Jazz Matosinhos 
Jorge Queijo
Músico e Coordenador do Programa Educativo OJM


17.00 - 18.00
Concerto CLUSTER
Programa Educativo OJM

18.00 - 19.30
Ensaio Escola do Rock Paredes de Coura 

Noite


21.00 - 22.00
Conversa Clube de Espectadores, Artistas e Programadores
Associação Cultural Rock’n’Cave

22.00 - 22.30
Concerto
Os Eco 





16 de março



Manhã


10.00 - 12.30
Ensaio Escola do Rock Paredes de Coura + GeraJazz


Tarde


15.00 - 15.30
Showcase Classe de Percussão
Conservatório de Música do Porto

15.30 - 16.30
Concerto GeraJazz
Orquestra Geração

16.30 - 17.30
Concerto final Escola do Rock  Paredes de Coura
Com colaboração especial da GeraJazz  

       




Informações sobre o programa e projetos convidados:



Notas de Contacto - OCP e CERCIOEIRAS

Talk Ana Mafalda Roque e Ana Isabel Dias

12 de março | 17h45 - 18h15 | Programa online


O Notas de Contacto, ensemble inclusivo de pessoas com deficiência cognitiva e intelectual, pertence ao programa solidário da Orquestra de Câmara Portuguesa – Associação Musical (OCP-AM). A parceria estabelecida com a CERCIOEIRAS em 2009 desenvolve uma visão estratégica de cidadania ativa na inclusão e valorização artística e social. A partir da Sala de Ensaios adaptada na Sede da OCP-AM, são desenvolvidas metodologias que fomentam o desenvolvimento de ações, direcionadas de modo a potencializar as competências e valores como a cooperação, a criatividade, a autonomia e a liberdade de expressão. Este programa de inclusão pela Arte através da Música, produz a criação de notação e instrumentos adaptados, que têm sido partilhados através de manuais e inspirado diversas organizações no território nacional e estrangeiro, em conferências, palestras e na academia. O corolário deste trabalho tem vindo a ser celebrado em concertos de grande sucesso em Portugal e no estrangeiro, destacando-se uma digressão em Espanha e a participação num concerto no âmbito do Young Euro Classic em Berlim de 2019, com a Jovem Orquestra Portuguesa (JOP).


Ana Mafalda Roque e Ana Isabel Dias
Psicomotricistas da CERCIOEIRAS

Psicomotricistas há mais de 16 anos na CERCIOEIRAS, no Centro de Atividade de Capacitação e Inclusão. Intervêm em contextos diferenciados como Hidroterapia, Hipoterapia, Snoezelen, Estimulação Multissensorial, Atividade Motora Adaptada, Treino de Competências Pessoais e Sociais e Exercício e Saúde. Participam em grupos de trabalho direcionados para o envelhecimento das pessoas com DID (deficiência intelectual e desenvolvimental) e em Projetos ERASMUS+. Integram o Projeto Notas de Contato na CERCIOEIRAS desde 2014.



RadioATIVIDADE – Terceira Pessoa 

Talk Óscar Silva e Ana Gil

12 de março | 18h15 - 18h45 | Programa online

RadioATIVIDADE, é um projeto de criação e experimentação artística que envolve a população reclusa do Estabelecimento Prisional da Guarda na criação e interpretação de peças de teatro radiofónico. Mulheres e homens beneficiam de experiências artísticas que cruzam a escrita, a música, o teatro e a gravação em estúdio.

A Terceira Pessoa é uma estrutura de criação artística fundada em 2012 por Ana Gil e Nuno Leão. Os seus trabalhos assentam em três eixos de ação: Criação, Mediação e Programação, partindo sempre de abordagens que cruzam várias expressões artísticas, o que resulta normalmente em objetos performativos de identidade híbrida. É nas artes performativas – teatro, dança, performance – que a Terceira Pessoa desenvolve a maioria dos seus trabalhos, tendo também desenvolvido projetos nas artes visuais, literatura e arte digital.


Óscar Silva
Direção artística da Terceira Pessoa

Em 2010 licenciou-se em Teatro (ramo Atores) pela ESTC. Em 2012/2013 frequentou o programa de Performance da Pós-graduação da ECA-USP. Em 2016 concluiu o Mestrado em Performance and Practice na University of the Arts London – Central Saint Martins, com bolsa da Fundação GDA. Entre 2010 e 2014 viveu e trabalhou em São Paulo onde foi assistente de direção da SP Escola de Teatro e foi responsável por diversos projetos pedagógicos e artísticos. Fez a École des Maîtres 2017. Trabalha sobretudo no campo lato do teatro e performance como criador, encenador e ator, tendo colaborado com inúmeros artistas e estruturas de diversas disciplinas e de diferentes países. É fundador do Sr. João, com quem trabalha com regularidade e atualmente é o diretor artístico da Terceira Pessoa.


Ana Gil
Coordenação de serviço educativo e arte participativa da Terceira Pessoa

Em 2012 funda com Nuno Leão a associação Terceira Pessoa, estrutura na qual assume a direção artística até 2023 e onde tem realizado projetos de criação em teatro e cruzamentos disciplinares, serviço educativo, desenvolvimento de públicos e programação. Ao longo do seu percurso colaborou com o Serviço Educativo do CTA de Castelo Branco e desenvolveu oficinas de expressão artística para vários teatros, escolas, museus e bibliotecas. Coordena e dirige projetos artísticos e educativos de intervenção em diversas comunidades, dos quais destaca: Há Festa no Campo (PARTIS – Fundação Calouste Gulbenkian & Fundação La Caixa); Manifesta-te (Academias Gulbenkian do Conhecimento); Espíritos Livres no Estabelecimento Prisional da Guarda (DgArtes); RádioATIVIDADE no Estabelecimento Prisional da Guarda (PARTIS – Fundação Calouste Gulbenkian & Fundação La Caixa). No ano de 2021 é docente convidada na Escola Superior de Educação de Castelo Branco.



ARTEAM - Escola Profissional Artística do Alto Minho

Talk Iva Fernandes - A música como instrumento de transformação social: desafios e oportunidades no ensino profissional artístico
15 de março | 10h15 - 10h45 | Centro Cultural Paredes de Coura 

A ARTEAM traçou como objetivo, desde a sua criação (1992), viabilizar uma área de formação praticamente inexistente na formação de jovens proponentes a uma carreira musical. Ao longo de mais de 30 anos de atividade formativa, a ARTEAM pode convictamente afirmar os resultados positivos obtidos, passíveis de avaliar, não só pelo elevado número de diplomados em exercício de atividade profissional como instrumentistas, docência, ou outra, mas também pela sua articulação com o plano de desenvolvimento estratégico cultural e artístico da região. No Vira Fest 2025, Iva Fernandes, responsável de Comunicação e Inovação Educacional na ARTEAM, irá fazer a apresentação “A música como instrumento de transformação social: desafios e oportunidades no ensino profissional artístico”.


Iva Fernandes
Comunicação e Inovação Educacional na ARTEAM

Iva Fernandes é mestre em Educação, com especialização em Mediação Educacional pela Universidade do Minho. De jovem instrumentista formada pela Escola Profissional de Música de Viana do Castelo a mediadora educacional, a música e a arte continuam a inspirar os seus projetos de investigação-intervenção e as suas publicações científicas. Ao longo do seu percurso, tem explorado o poder das culturas, da música e da criatividade na promoção da educação para a paz e da cidadania democrática. Atualmente, desempenha funções na ARTEAM - Escola Profissional Artística do Alto Minho, na área de Comunicação e Inovação Educacional, onde tem explorado a música como um bem cultural comum que apoia e fortalece o questionamento sobre o mundo, a integração local e a (co)construção de aldeias criativas e cidades mediadoras.



Orquestra Parkinsound 

Talk Pedro Santos
15 de março | 11h15 - 11h45 | Centro Cultural Paredes de Coura

A Orquestra Parkinsound transforma doentes em músicos e lança novas luzes e nova esperança sobre o tratamento da doença de Parkinson.

Este projeto nasceu da visão inovadora da neurologista Margarida Rodrigues e do maestro Pedro Santos, unindo música e ciência para melhorar a vida de pessoas com a doença de Parkinson. Através da prática musical, os participantes desafiam limitações motoras e cognitivas, demonstrando que a arte pode superar barreiras.

Com origem em Braga, a Orquestra Parkinsound é hoje uma embaixadora nacional das potencialidades dos doentes com Parkinson, promovendo o investimento na sua investigação científica e passando a mensagem de que há uma nova vida depois da doença.


Pedro Santos
Diretor artístico e maestro da Orquestra Parkinsound

Iniciou os seus estudos de teclados aos 12 anos e aos 14 como autodidata em guitarra elétrica e guitarra Portuguesa. Aos 17, também como autodidata começa o seu trabalho com sequenciação e produção áudio. Em 2006 ingressa na Escola de Jazz do Porto para aprofundar os seus conhecimentos em guitarra elétrica, tendo feitos os seus estudos dentro e fora da escola com Humberto Carneiro, Carlos Mendes, Miguel Moreira e Alberto Jorge.

Trabalha ativamente em projetos comunitários desde 2013, adquirindo formação na Casa da Música do Porto, com a conclusão do XIII CFAM – Curso de Formação de Animadores Musicais.  

Com projetos que se difundem pelo país, foca o seu trabalho no cruzamento de diferentes linguagens musicais, com base na identidade das populações, enriquecidas por diferentes experiências de vida e pelas suas características únicas. Membro do SomoS Colectivo, desenvolve também trabalho regular com a Ondamarela neste campo. Nesta àrea específica são de salientar a criação e direção artística da Orquestra Parkinsound (unicamente com doentes de Parkinson), a direção do espectáculo desenvolvido com a ODE – Orquestra de Dispositivos electrónicos 2021 (direção artistica do espectáculo Banquete de David, com apresentação no Theatro Circo, em Braga), a Orquestra de Paus e Cordas, a Orquestra Meo Sudoeste, os espetáculos de homenagem a António Variações (Braga 2030), trabalhos desenvolvidos com a CERCI Braga (Patchwork, DancinMuseu), com reclusos e autistas para a Casa da Musica, em teatro, com as Comédias do Minho e Filipa Francisco.

Participou em diversos Workshops e Masterclasses, em áreas diversas desde improvisação e composição espontânea, guitarra, produção audio, nomeadamente com nomes como Carlos Bica, Marc Ducret, John Petrucci, Uwe Kropinski, Irmin Schmidt, Khumo, Nana Vasconcelos, Tim Steiner, Paul Griffiths, Erik Friedlander, Frank Moebus, Jim Black, Mike Sarin, Kermitt Driscol, Yuri Landmann, André Gonçalves, Rhys Chatham entre outros.

Fundador, compositor e arranjador em inúmeros projetos musicais, vencedor do concurso de Jovens Criadores de Serralves 2009, desenvolve trabalho regular na produção musical para televisão, cinema e dança, tendo desenvolvido trabalhos para marcas como a Vodafone, NOS, Canal 180, Fashion Film Festival, Festival de Dança de Almada, etc.


Estudo Bonobo

Showcase VEXX, RAGER, BRASAS, ALTOFALANTES

15 de março | 11h45 - 12h15 + 14h00 - 14h30 | Centro Cultural Paredes de Coura


Estudo Bonobo é uma escola de artes em Pontevedra (Galiza) dirigida por uma equipa de pessoas dedicadas à procura do desenvolvimento integral através de projetos concebidos pelos próprios estudantes, num quadro de trabalho cooperativo, solidário e igualitário. No Vira Fest 2025, apresentam showcases de 4 bandas jovens. 
VEXX
RAGER
BRASAS
ALTOFALANTES


Academia de Música de Viana do Castelo

Talk Vitor Lima - Prática coral em diversos contextos
Showcase Coro dos Pais 

15 de março | 14h30 - 15h30 | Centro Cultural Paredes de Coura


Inscrita no Ministério da Educação, a AMV tem autonomia pedagógica para lecionar dos Cursos Básico de Música e Secundário de Música, em diversas especialidades instrumentais. Tem vindo a desenvolver, paralelamente à formação, uma notória atividade de divulgação musical. Em Julho de 2010 foi galardoada com o Prémio Gulbenkian Educação 2010.

Vítor Lima
Maestro do Coro dos Pais e  Professor da Academia de Música de Viana do Castelo  

Iniciou os seus estudos como contratenor na Academia de Música de Viana do Castelo, com o professor Rui Taveira. Frequentou cursos de aperfeiçoamento em canto com José Oliveira Lopes, MattiasGerchen, Max van Egmond, LorraineNubar, Jill Feeldman e, ainda, Lute Songs, com JakobLindberg.

Como solista, gravou “Stabat Mater” de Pergolesi para o programa "Sons da História", “Renacemento e Barroco”, com In Itinere, grupo de câmara da Universidade de Santiago deCompostela, e para a etiqueta Musicália o Cancioneiro de Elvas, com o qual obteve uma excelente crítica da revista Goldberg. Paralelamente ao canto, tem desenvolvido uma intensa  atividade de direção coral.

Como diretor de coro, gravou com o Coro VianaVocale a “Primeira Cantata do Natal para cantos tradicionais portugueses da Natividade”, de Fernando Lopes Graça, e, em 2019, com o Coro deCâmara VianaVocale, Lendas do Alto Minho, no âmbito do projeto “Sente a História”, promovido pela CIM Alto Minho. É, desde 2001, maestro titular do Coro VianaVocale da Academia de Música de Viana do Castelo, tendo estudado direção coral na Association British ChoralConducting (UK), com Peter
Broadbent, Theeres Hibbard e Jo McNally.

Mestre em Ensino da Música pela Universidade Católica do Porto. Galardoado como cidadão de Mérito, pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Exerceu funções docentes na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo e atualmente é professor no Conservatório Regional do Alto Minho - Academia de Música de Viana do Castelo e na Universidade do Minho em Braga.


Coro dos Pais 

Iniciado em outubro de 2013, este projeto coral tem como objetivo proporcionar aos pais dos alunos da Academia de Música de Viana do Castelo - Conservatório Regional do Alto Minho a vivência de uma atividade musical, criando, simultaneamente, maior proximidade com a vida artística dos seus educandos. O Coro de Pais AMVC fez a sua primeira apresentação pública noConcerto de Natal, juntamente com o Coro VianaVocale e a Orquestra Arte Sinfónica
ARTEAM, em dezembro de 2013. Com atividade regular desde então, é constituído, atualmente, por 30 elementos. Do seu repertório, constam obras de Ben E. King, Charles Gounod, Chico Buarque, Eliza Gilkyson, Felix Mendelssohn, Fernando Lopes- Graça, Georg Friedrich Händel, John Lennon, Paul McCartney, E. Carrapatoso, C. Orff, A. Vivaldi, L.Bacalov e Wolfgang Amadeus Mozart. 
Em abril de 2017 destaca-se a interpretação no Requiem de Mozart, integrando o Coro Participativo nas Comemorações do 30º Aniversário do CoroVianaVocale, e a colaboração no documentário “O Sentido da Vida” do realizador Miguel Gonçalves. Em 2018 participou no Concerto “Sente a História” integrando o Coro Intermunicipal do Alto Minho na interpretação da Missa Tango de L. Bacalov. Participa com regularidade nas comorações do 25 de abril do município de Viana do Castelo. Recentemente apresentou-se no Concerto de Abertura da Capital da Cultura do Eixo Atlântico | Viana do Castelo. Desde 2014, Vitor Lima é o maestro titular deste coro.



Orquestra Geração 

Talk Helena Lima
12 de março | 16h00 - 16h30 | Centro Cultural Paredes de Coura


A Orquestra Geração é um projeto inovador em Portugal e na Europa, com foco no desenvolvimento social através da música. Tem como objetivo facilitar o acesso à prática de orquestra a crianças e jovens. Inspirado no "Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela", o projeto enfatiza o esforço coletivo como fator-chave para a motivação para o trabalho em equipa, promovendo valores como cooperação, rigor e respeito pelos outros.
Helena Lima
Coordenadora Orquestra Geração

Natural de Lisboa, Helena Lima é licenciada em Ciências Musicais pela FCSH-UNL, lecionando, desde o ano 2000, na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Nesta instituição coordena o projeto Orquestra Geração, ao qual está ligada desde a sua génese, sendo atualmente adjunta da Direção do Conservatório para a Orquestra Geração e presidente da Associação das Orquestra Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal, entidade que gere o projeto.

É pós-graduada em Práticas Artísticas e Inclusão Social e em Avaliação de Programas e Projectos Sociais pela Universidade Católica Portuguesa. 
Em 2017, alargando a esfera de  trabalho da Orquestra Geração, criou o projeto Orquestra de Afectos dirigido ao jardim de infância, projeto que está presente em sete jardins de infância de agrupamentos escolas em que estão implementados núcleos da Orquestra Geração.

Tem o Curso de Canto do Conservatório Nacional e foi, durante quinze anos, membro do Coro de Câmara de Lisboa, sob a direção da maestrina Teresita Gutierrez Marques, com quem se apresentou em prestigiadas salas de espetáculo no país e no estrangeiro, tendo realizado várias gravações e tournées (Malásia, Indonésia, Singapura, Estados Unidos, Alemanha, Itália,
Bélgica, Espanha, ente outros).

Entre 2004 e 2009, após formação em Músico Interveniente em Ambiente Hospitalar, tutelada pela Universidade de Strasbourg, desenvolveu extensa atividade em várias unidades pediátricas e instituições de idosos (Hospitais Garcia de Orta, D. Estefânia, Setúbal, Barreiro, Mansão de Marvila, Santa Casa da Misericórdia de Almada), contribuindo para a humanização das instituições.



Programa Educativo Orquestra Jazz Matosinhos 

Talk Jorge Queijo
Concerto Cluster

15 de março | 16h30 - 18h00 | Centro Cultural Paredes de Coura


Uma equipa multidisciplinar de formadores desenvolve ao longo do ano um largo número de ações nas escolas e no CARA, estúdio da OJM, numa aproximação inovadora e abrangente à educação, alimentada por investigação e centrada na música e na improvisação.

Jorge Queijo
Coordenador Programa Educativo da Orquestra Jazz Matosinhos 

Músico, multi-instrumentista, compositor, artista sonoro, produtor e formador/educador. É licenciado em Jazz pela Escola de Música e Artes do Espectáculo do Porto e concluiu o mestrado em Music Leadership pela Guildhall School of Music and Drama de Londres. Desenvolve a sua atividade musical entre o minimalismo repetitivo, drones complexos, improvisação, free jazz e o rock. Colaborou com vários artistas na área da improvisação e da música experimental, entre os quais Chris Corsano, Nate Wooley, John Zorn, Rodrigo Amado, Yoshio Machida, Call Lyal, Burkhard Beins, Fritz Hauser, Hugo Antunes, B. Fleischmann, Liz Allbee, Duncan Speakman, Sara Anderson e Hofesh Shechter. Compõe música para dança, vídeo, instalações sonoras e espetáculos infantis. Desde 2013, é formador no Tokyo Bunka Kaikan em representação da Casa da Música do Porto e, desde 2018, coordena o Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos.

Cluster

O CLUSTER é um coletivo de jovens instrumentistas provenientes dos mais diversos contextos musicais e formativos, que se juntam para experimentar diferentes formas de fazer música em conjunto. Exploram-se paisagens sonoras, soundpainting, partituras gráficas, técnicas instrumentais estendidas, na procura de nova música colectiva. O grupo foi formado em Janeiro de 2020 e surgiu de uma necessidade da existência de um espaço regular de encontro, partilha e criação entre jovens músicos locais, num contexto orientado e não-formal.

“À La Minuta” O que é um minuto? É muito longo ou muito curto? E quantas coisas cabem lá? O Cluster - Grupo Experimental de Matosinhos deu a mão à 7a arte numa reflexão sobre o tempo, através da criação de música e vídeo. 

A partir da experimentação musical, os jovens músicos construíram uma banda sonora para os minutos que filmaram. O que faz a música à imagem? Que história se constrói justapondo estes minutos? De onde virá a nossa necessidade em atribuir significado às coisas?

Duarte Cardoso - direção musical | Afonso Moura - saxofone | Leonor Dias - saxofone | Gonçalo Fonseca - baixo elétrico | Marta Nabais Leite - piano digital | Sofia da Mata - contrabaixo | Afonso Leite - violoncelo | Matias Ferreira - teclado | Anaísa Ribeiro - flauta | Diogo Faria - guitarra elétrica | Nuno Patrício - bateria | Nuno Magalhães - clarinete



Clube de Espectadores, Artistas e Programadores

Conversa dinamizada pela Rock’n’Cave
15 de março | 21h00 - 22h00 | Centro Cultural Paredes de Coura

O Clube de Espectadores, Artistas e Programadores é uma iniciativa da Associação Cultural Rock'n'Cave, que promove encontros mensais para refletir sobre arte e cultura.

Para o Encontro #3 do Clube de Espectadores, Artistas e Programadores, a Rock’n’Cave dinamiza uma conversa dedicada à programação e criação musical, especialmente direcionada a jovens. 


Os Eco 

Showcase 
15 de março | 22h00 - 22h30 | Centro Cultural Paredes de Coura

Os ECO são uma banda de rock portuguesa fundada no Porto. Juntos visam criar uma fusão de sensibilidades e influências musicais, com o intuito de partilhar as paixões e angústias que refletem o seu tempo.

Desde o Rock dos anos 90 ao Pop contemporâneo, os ECO sublinham uma continuidade temporal que lhes permitiu encontrar a sua identidade artística expressa nas suas atuações.

Os ECO são Eduardo Sorte, Gaby Lima, Gustavo Martins, Duarte Bragança e Nuno Tomás Patrício, sendo alguns membros alunos da Escola do Rock Paredes de Coura. 



Conservatório de Música do Porto

Showcase Classe de Percussão
16 de março | 15h00 - 15h30 | Centro Cultural Paredes de Coura 

A Classe de Percussão do Conservatório de Música do Porto faz-se representar por alunos de diferentes idades, do ensino básico ao secundário.

Neste concerto, exclusivamente dedicado à marimba, vamos ouvir composições originais e alguns arranjos efetuados para este instrumento onde serão apresentados solos, duos e pequenos ensembles de compositores portugueses e estrangeiros.



GeraJazz - Orquestra Geração 

Concerto GeraJazz
16 de março | 15h30 - 16h30 | Centro Cultural Paredes de Coura

O Gerajazz surge no ano 2010/2011 e é um projeto da Orquestra Geração, programa centrado na ação e desenvolvimento social através da música, inspirado
no El Sistema da Venezuela.

Sob a direção artística do maestro e professor Eduardo Lála, o Gerajazz tem vindo a desenvolver um intenso trabalho de formação dos seus intérpretes, versando competências musicais e sociais.

Para além de ensaios regulares, a realização de estágios de aprendizagem com músicos de referência também tem tido relevância, nomeadamente com a Escola de Jazz do Hot Clube, entre 2011 e 2017 e, em 2019, com músicos e professores com experiência internacional em parceria com a NOVA SBE e o BNP Paribas, entidade que até 2021 foi o seu principal mecenas.

Também na área de formação a projetos externos o GeraJazz tem deixado a sua marca, como é o caso recente da parceria com São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau (projeto Rizoma, coordenado pela ENGIM e apoio do Procultura, Fundo Social Europeu), onde Eduardo Lála e restantes docentes do GeraJazz deram formação aos músicos locais, responsáveis pelo desenvolvimento das respetivas orquestras sociais, mobilizando dezenas de jovens e apostando na sua formação para um futuro. Mais promissor, contribuindo ainda para a divulgação de repertório dos PALOP. 

Passando pela tradição popular afro-americana e pelo jazz modal de Herbie Hancock, bem como pelo swing e o funk soul de Jaco Pastorius e Nina Simone, ou pela bateria enraizada na tradição de Art Blakey, entre outras influências, o GeraJazz trabalha importantes temas do jazz internacional, incluindo arranjo inéditos encomendados para este ensemble, contando também com a participação de solistas: uns, jovens membros da Orquestra Geração, como Juvânia Gomes, Edvânia Moreno ou Maria Fonseca outros, referências incontornáveis no mundo do jazz, como Mário Laginha, Salvador Sobral, Ricardo Toscano, Mário Delgado, Filipe Melo, Carlos Martins, Pedro Segundo e Tomás Marques, e da música africana, como Selma Uamusse, Isabel Novella, Iuri Oliveira, Karyna Gomes, mestre Braima Galissá, entre outros.

O Gerajazz fez a sua primeira internacionalização em Dezembro de 2022 no Théâtre du Ranelagh em Paris e conta, desde 2022, com o apoio da FundaçãoShare.


Escola do Rock Paredes de Coura

Concerto final Escola do Rock Paredes de Coura 
Colaboração especial com a GeraJazz
16 de março | 16h30 - 17h30 | Centro Cultural Paredes de Coura



A Escola do Rock Paredes de Coura nasceu em 2014, na terra do icónico Festival Paredes de Coura, contribuindo para o fomento deste já clássico romance entre a vila e o rock’n’roll. Decorre em períodos de curta duração, num formato de residência artística intensiva, com atividades que variam entre ensaios, formações, sessões de cinema, concertos e muito mais. Todos os anos, a Escola do Rock organiza uma tour com concertos em condições inéditas para os seus alunos, reunindo todos os participantes em palco. Os grupos da Escola do Rock já atuaram em muitos festivais, assim como em algumas das melhores salas de espetáculo de Portugal e da Galiza, como: Festival Vodafone Paredes de Coura, Serralves em Festa (Museu de Serralves, Porto), Verão na Casa (Casa da Música, Porto), SURFING THE LEREZ (Pontevedra, Galiza), NOS Primavera Sound (Porto), Hard Club Porto, Auditório Municipal de Vigo, Fundación Barrié (Vigo), entre outros. É promovida pela Câmara Municipal de Paredes de Coura, com direção de formação e atividades do Space Ensemble.

Espreita o que andamos a fazer nos últimos tempos:








FINANCIAMENTO




ORGANIZAÇÃO



DIREÇÃO ARTÍSTICA



COPRODUÇÃO






MEDIA PARTNER




APOIOS






PARCEIROS
INTERNACIONAIS










︎        ︎        ︎        ︎
Escola do Rock 2025  © Todos os direitos reservados


Espreita o que andamos a fazer nos últimos tempos:








FINANCIAMENTO









ORGANIZAÇÃO





DIREÇÃO ARTÍSTICA




COPRODUÇÃO







MEDIA PARTNER









APOIOS












PARCEIROS INTERNACIONAIS












︎        ︎.       ︎.       ︎

Escola do Rock 2024  © Todos os direitos reservados