VIRA FEST 2018
O Vira Fest 2018 decorreu de 12 a 13 de maio e de 11 a 12 de julho, em Castelo de Paiva e no Porto, respetivamente. O primeiro fim de semana do festival contou com uma residência artística produzida pelas Câmaras Municipais de Castelo de Paiva e de Paredes de Coura, reunindo alunos da Escola do Rock, da Academia de Música de Castelo de Paiva e da Escola Estúdio do Pejão. Uma combinação poderosa que reuniu um enorme ensemble de guitarras e baterias a um numeroso naipe de saxofones, trombones, trompetes e tubas.
No Porto, a Escola do Rock deu um concerto na esplanada da Casa da Música, no âmbito do programa Verão na Casa. Também subiu ao palco do Maus Hábitos junto com três bandas de antigos alunos: Wicked Youth, Pakal e Areia nos Calções, actuando pela primeira vez em formato clubbing.
Programa 2018
12 Maio (sábado)
Centro de Interpretação da Cultura Local / Largo do Conde21H30
Escola Estúdio do Pejão
22H15
Contratempo
22H50
Pakal
23H15
Wicked Youth
13 Maio (domingo)
Auditório Municipal de Castelo de Paiva16H
Concerto Escola do Rock Paredes de Coura + Académia de Música de Castelo de Paiva + Escola Estúdio do Pejão
11 Julho (quarta-feira)
Casa da Música
21H30
Escola do Rock Paredes de Coura
Casa da Música
21H30
Escola do Rock Paredes de Coura
12 Julho (quinta-feira)
Maus Hábitos
22H
Concerto Escola do Rock Paredes de Coura + Wicked Youth + Pakal + Areia nos Calções
Maus Hábitos
22H
Concerto Escola do Rock Paredes de Coura + Wicked Youth + Pakal + Areia nos Calções
Escolas e Projetos convidados
Escola do Rock Paredes de Coura
Escola anfitriã do Vira FestA Escola do Rock Paredes de Coura nasceu em 2014, na terra do icónico Festival Paredes de Coura, contribuindo para o fomento deste já clássico romance entre a vila e o rock’n’roll. Decorre em períodos de curta duração, num formato de residência artística intensiva, com atividades que variam entre ensaios, formações, sessões de cinema, concertos e muito mais. Todos os anos, a Escola do Rock organiza uma tour com concertos em condições inéditas para os seus alunos, reunindo todos os participantes em palco. Os grupos da Escola do Rock já atuaram em muitos festivais, assim como em algumas das melhores salas de espetáculo de Portugal e da Galiza, como: Festival Vodafone Paredes de Coura, Serralves em Festa (Museu de Serralves, Porto), Verão na Casa (Casa da Música, Porto), SURFING THE LEREZ (Pontevedra, Galiza), NOS Primavera Sound (Porto), Hard Club Porto, Auditório Municipal de Vigo, Fundación Barrié (Vigo), entre outros.
Promovida pela Câmara Municipal de Paredes de Coura, com direção de formação e atividades do Space Ensemble.
Wicked Youth
Os Wicked Youth são uma banda de Paredes de Coura formada em 2017. Assumem sem medo a sua influência rock, e que é da energia da sala de ensaios, das rotinas e das viagens por diversas influências musicais, que vão buscar inquietações e mutações sonoras, que depois em palco ganham vida e são transmitidas por eles a que os vê.
No Programa de Bandas Residentes gravaram o single “Wysis” (dísponivel no Youtube), apresentando-o para contar parte da sua história, não porque a queiram contar ao mundo, mas porque sentem que todos nós dançamos ao som das mesmas emoções.
Depois disso pisaram palcos como o Vodafone Paredes de Coura- Festival Sobe à Vila, Radar Estudios, e Surfing the Lerez Festival, e preparam-se agora para lançar novo disco.
Academia de Música de Castelo de Paiva
A Academia de Música de Castelo de Paiva (AMCP) surgiu em 1989 com o objetivo de oferecer um ensino artístico de excelência na área de música, contribuindo para o enriquecimento cultural e artístico da comunidade educativa da região.
A escola recebe todos os anos alunos locais que procuram obter formação musical e alguns integrantes de organismos existentes, nomeadamente, Bandas de Música, Coros, Grupos Etnográficos e Ranchos Folclóricos, proporcionando aos diferentes alunos experiências conducentes à formação não só de artistas, mas também de públicos mais especializados, informados e críticos do fenómeno artístico-musical.
Escola Estúdio do Pejão
A Es.Es.Pe. está localizada no Couto Mineiro do Pejão, uma região do concelho de Castelo de Paiva. Dedica-se, há cerca de 15 anos, ao estudo, à prática e ao registo multimédia de música. Apesar do foco na música popular elétrica produzida a partir de meados do século XX, está realmente despida de fronteiras e aberta a toda a música do mundo, sobretudo como forma de aproximação e harmonização das diferentes culturas.
Pakal
Pakal é o projeto de Paulo Carvalho, jovem de Barcelos que participou em edições anteriores da Escola do Rock Paredes de Coura. Pisou vários palcos interpretando com mestria temas dos Beatles, Chuck Berry e Rolling Stones e agora apresenta-nos alguns originais.
Areia nos Calções
Areia nos Calções é a banda formada pelos irmãos Gil e Dinis, inspirados no stoner e no rock progressivo, nos Tool, nos White Stripes e nos Killimanjaro.
Contratempo
Contratempo é uma banda formada por antigos alunos da Escola do Rock.