ESCOLA DO ROCK PAREDES DE COURA - 10 ANOS

Fica a conhecer as atividades que andamos a preparar para o 1º trimestre de 2024

Em 2024, a Escola do Rock Paredes de Coura faz 10 anos! Vamos começar a celebrar com várias atividades que vão decorrer entre fevereiro e março em diferentes localidades, como Castelo de Paiva, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Figueira da Foz. O principal objetivo é dar continuidade ao trabalho desenvolvido com os alunos das edições anteriores e promover o intercâmbio com escolas e grupos de música locais.

A convocatória para as atividades do início do ano está aberta a todas as pessoas que já participaram na Escola do Rock, sendo que as vagas para atividade são limitadas devido a questões logísticas. As apresentações finais e algumas atividades dos diferentes eventos, como é habitual, serão abertas ao público.

Residência de Intercâmbio em Castelo de Paiva no âmbito do PAMPA

Dias: 24 e 25 fevereiro
Local:
Academia de Música de Castelo de Paiva
Nº de vagas:
Apresentação final:
25 de fevereiro, 18h, Auditório Municipal de Castelo de Paiva

As residências de intercâmbio são um momento de partilha de conhecimentos entre os alunos e formadores da Escola do Rock e participantes de escolas de música do local onde decorre a residência. Em Castelo de Paiva, vamos trabalhar durante 2 dias com o Coro de alunos do 8º e 9º ano e a Orquestra Ligeira da Academia de Música, que irá resultar na apresentação de um concerto final conjunto. Esta residência é a primeira a várias atividade no âmbito do PAMPA - Plano de Amplificação Musical e Cultural para Castelo de Paiva, novo projeto da Associação Cultural Rock’n’Cave.

Participação especial no espetáculo Záguia Sul em Ponte de Lima

Dias: 6, 7 e 8 de março
Local: Teatro Diogo Bernardes, Ponte de Lima
Nº de vagas: 10
Apresentações finais:
7 de março, 10h30 e 15h (sessões para escolas)
8 de março, 10h30 (sessão para escolas) e 21h30 (sessão para público em geral)

Esta atividade é uma continuação do trabalho realizado no espetáculo Minho Coura Lima, em novembro de 2022, uma criação do Space Ensemble que contou com a participação de vários grupos de música de Paredes de Coura, Ponte de Lima e Monção. A participação nesta nova versão do espetáculo pretende criar mais um momento de intercâmbio entre alunos da Escola do Rock Paredes de Coura e grupos musicais de Ponte de Lima. Será também uma oportunidade para que mais pessoas vejam este espetáculo sobre a importância da preservação dos rios, ao som de uma banda sonora interpretada por músicos de várias gerações que junta influências rock, referências incontornáveis da música para cinema e ainda algumas composições originais do Space Ensemble.

Vira Fest - A Escola do Rock Vira Festival em Paredes de Coura

Dias: 23 e 24 de março
Local: Centro Cultural de Paredes de Coura
Nº de vagas: 25
Apresentação final: 24 de fevereiro, 17h, Grande Auditório do Centro Cultural
Inscrições para público em geral: https://bit.ly/virafest-inscricoes

O Vira Fest é um evento que pretende proporcionar a troca de conhecimentos e experiências entre alunos e professores de várias escolas de música e projetos de educação artística não-formal. Acontece desde 2018 em várias localidades, com atividades diversas como talks sobre boas práticas no ensino da música e percursos profissionais nesta área, showcases, concertos, sessões de cinema e jam sessions. A edição de 2024 decorrerá em Paredes de Coura e os alunos da Escola do Rock são convidados a participar nas diferentes atividades, incluindo um concerto final. Todas as atividades (talks, concertos, jams, entre outros) são abertas ao público em geral.

Residência de Intercâmbio na Figueira da Foz

Dias: 25 a 28 de Março
Local: Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz
Nº de vagas: 15
Apresentação final: 28 de março, 21h30, CAE Figueira da Foz
Inscrições para novos alunos:  https://bit.ly/edr-residencia-figueiradafoz

À semelhança de outras residências de intercâmbio, este será mais um momento de partilha de conhecimentos entre alunos da Escola do Rock e participantes locais, desta vez da Figueira da Foz. A residência e o concerto final vão acontecer numa das melhores salas de espetáculo de Portugal, o CAE Figueira da Foz, que tem um palco com excelentes dimensões para acolher a Escola do Rock, permitindo aos participantes aproveitar da melhor maneira as férias da Páscoa.