Vira Fest – Encontro de Escolas de Música 2022

25 a 27 de Março

Paredes de Coura

Photo Report by Paula Jiménez

Paredes de Coura recebeu, entre os dias 25 e 27 de Março, a edição de 2022 do Vira Fest - Encontro de Escolas de Música. Durante três dias uma série de concertos, conferências, palestras e workshops levaram a Paredes de Coura as mais diversas escolas e projetos de educação musical com o propósito de partilhar experiências e levar os efeitos positivos da música a mais setores da população. Vê aqui a programação completa.

O primeiro dia ficou marcado por uma série de palestras com diversos oradores provenientes de projetos e escolas de música de todo o país, entre eles: Hugo Ferreira (A Música dá Trabalho), Vanesa Sánchez (Descúbreas), Ana Bento (A Voz do Rock) com direito a um showcase do coletivo de avós que integra o grupo, Susana Lage (Tum Tum Tum), Sara Costa (Música e Inclusão no Alto Minho) e Mariana Duarte Silva (Skoola).

A conferência teve ainda a participação de Alice Silva (Serviço Educativo das Comédias do Minho), Mariana Duarte Silva (Skoola), Sara Costa (Música e Inclusão no Alto Minho) e Nuno Alves (Escola do Rock Paredes de Coura) que se juntaram na Mesa Redonda, uma conversa sobre o efeito da pandemia no ensino da música, moderada por Catarina Machado.

À noite foi a vez dos alunos brilharem, enchendo a Caixa da Música com concertos das bandas Black Tie (Rockschool Porto), P90 (Rockschool Porto) e Plectro (Escola do Rock Paredes de Coura).

No dia 26, depois de uma manhã e início de tarde de ensaios, a Caixa da Música voltou a receber concertos das várias escolas envolvidas no evento: Academia Musical de Monção, JITS TRIO (Allegro Música Vigo), Combo Academia Valentim de Carvalho, Combo G (Escola Estúdio do Pejão), SIRA (Estudo Bonobo Pontevedra) e Ard Holivs (Escola Estúdio do Pejão).

Durante os 3 dias de Vira Fest percorremos as ruas de Paredes de Coura convidando os habitantes locais a fazer parte do nosso videoclip original da música Lonely Boy, dos The Black Keys, apresentado no dia 27, durante o concerto final.

O Vira Fest 2022 terminou no Centro Cultural de Paredes de Coura com o Il Gran Finale, um concerto que juntou alunos e formadores da Escola do Rock aos membros do Coro Sénior do Couração CLDS 4G Paredes de Coura, encerrando assim mais uma edição do Vira Fest.

Paula Jimenez

Nasceu em Gilbuena, Espanha. Tem formação superior em Iluminação, Captura e Tratamento de Imagem e uma pós-graduação em Fotojornalismo pela Universidade Autónoma de Barcelona. Realizou vários projetos pessoais no âmbito da fotografia documental, como "Matéria con alma" (2018), uma reportagem fotográfica sobre os ofícios artesanais de Granada e "Transilvânia Rural: O coração palpitante" (2019), na Roménia, ao abrigo da bolsa Erasmus para Jovens Empreendedores com a Associação da Juventude Transilvana (A.T.A).