© Hugo Delgado

Rock com Todos

2021 — 2022

O Rock com Todos é um projeto de inclusão social realizado entre 2021 e 2022, que pretendeu levar a experiência da Escola do Rock a mais setores da população de Paredes de Coura e a mais pessoas a nível nacional e internacional.

Como surgiu este projeto?

O Rock com Todos surgiu da vontade de alargar a experiência da Escola do Rock e os seus benefícios, através de atividades direcionadas a pessoas com e sem formação musical, de diversos contextos sociais. Foi promovido pelo Município de Paredes de Coura, em parceria com a Associação Cultural Rock’n’Cave.

Atividades realizadas

No decorrer do projeto foram promovidas uma série de atividades para pessoas dos 8 aos 80, criando residências de intercâmbio com escolas de música, lares, instituições e associações locais.

Workshops de criação e ambientação

Fizemos workshops com pessoas vindas das mais diversas escolas e instituições locais. Foram realizados workshops de ambientação e criação musical adaptados a cada grupo, onde os participantes de várias instituições, como lares e escolas, eram convidados a assistir a ensaios da Escola do Rock, experimentar instrumentos e técnicas de composição musical, ter contacto com meios de comunicação ligados à música como a rádio e desenhar instrumentos para aprender os seus componentes.

Residências

Durante o Rock com Todos foram realizadas várias residências intensivas e de intercâmbio. As residências intensivas são dias de imersão completa no mundo da música, onde a experiência do rock se vive entre ensaios, workshops, sessões de cinema, jam sessions e concertos. As residências de intercâmbio são semelhantes, com uma particularidade: trabalhamos em colaboração com escolas e instituições locais, misturando diferentes gerações e instrumentos mais clássicos, numa tentativa de mostrar que uma banda rock pode ter uma variedade ilimitada de pessoas e sons. Todas as residências terminam com um concerto final onde convidamos a comunidade a conhecer e desfrutar das músicas que os participantes ensaiaram durante as residências.

Residências Intensivas

• 18 a 23 de Julho 2021 e 17 a 22 de Julho 2022

Vê como foi a primeira e segunda residência intensiva.

Residências de intercâmbio

Escola do Rock e o Ensino Articulado de Música de Paredes de Coura

• 19 a 22 de Dezembro 2021 e 19 e 20 de Fevereiro 2022

Vê como foi a primeira e segunda residência de intercâmbio.

Escola do Rock e Coro Sénior Couração

• 15 e 16 de outubro 2022

Vê como foi aqui.

Vira Fest - Encontro de Escolas de Música

25, 26 e 27 de Março 2022

O projeto Rock com Todos permitiu-nos organizar um mega Vira Fest, com direito a residência de intercâmbio entre a Escola do Rock e o Coro Sénior Couração, uma conferência sobre boas práticas no ensino da música, um programa de concertos com várias escolas convidadas e um grande concerto final.

Concertos e tours

No Rock com Todos foram realizados vários concertos gratuitos. Durante as semanas de residência intensiva, as bandas residentes e os combos criados durante a Escola do Rock saiam à rua para levar a música a diferentes locais da vila de Paredes de Coura. Em todas as edições, tentamos levar a música da Escola do Rock a mais localidades, promovendo tours tanto em território nacional como em território internacional. É aqui que os alunos vivem a verdadeira experiência da vida de artista, com viagens, sound checks e concertos onde o público vibra com cada música. Em poucos dias pisam-se muitos palcos que de outra forma seriam só um sonho, proporcionando uma aprendizagem valiosa e singular.

Concertos em Paredes de Coura

Tour nacionais

Tours internacionais

Ao longo de todo o ano, organizamos workshops, residências e concertos que juntaram mais de 50 pessoas  de diversas gerações em cada atividade. O Rock com Todos foi feito pela comunidade e para a comunidade, como um ensaio daquilo que a Escola do Rock pretende continuar a ser: um projeto não apenas para jovens, mas para todas as pessoas.

Livro e exposição Rock com Todos

Durante o Rock com Todos foi editado um livro e realizada uma exposição.

O livro ROCK COM TODOS foi criado a partir dos testemunhos de diversos participantes e da equipa do projeto: procurámos perceber o que os participantes pensam sobre o projeto Rock com Todos e a Escola do Rock, como contribuiu para o seu desenvolvimento e como gostariam que evoluísse no futuro.

Além do livro, criámos uma exposição que podemos levar connosco para todo o lado, para nos ajudar a contar a história desta escola e de projetos como o Rock com Todos. Todas as fotografias são do Rui Ferreira, um dos alunos da Escola do Rock que acompanha o projeto há alguns anos e que acompanhou várias ações do Rock com
Todos. A exposição foi inaugurada na Elevadora - Centro de Capacitação Empresarial de Paredes de Coura no dia 17 de dezembro.

Livro