Festival Karma é - Um festival

Photo report by Hugo Delgado e Rafael Farias

Artigo Rimas e Batidas

“O último dia foi um direcionado às crianças e às família através das agradáveis actuações da Escola do Rock Paredes de Coura e da Oficina de Criação Musical de João Pedro Silva (The Lemon Lovers): dois projetos constituídos na íntegra por jovens músicos e com uma missão educativa.”

“A música que ressoa por todo o espaço atrai os curiosos e muitos compram bilhete à porta, enquanto outros optam por ficar atrás das frágeis cordas que delimitam o recinto apenas a ouvir. Foi precisamente o que aconteceu perante a maior banda que pisou o palco do Karma É em 2021 – a Escola do Rock Paredes de Coura: um grupo de alguns 20 jovens adolescentes e seus professores que todos os anos se dedica à formação musical de crianças em formato de residência artística.”

“Ao longo dos dias, estes jovens são integrados numa banda que, de forma engenhosa, estuda e aperfeiçoa temas rock de grupos inconfundíveis como os Blur ou os Talking Heads para versões tocadas a seis guitarras, três baixos, três vocalistas e duas baterias, sem esquecer das teclas, claro.”

“Já com músicos profissionais não deve ser fácil fazer com que seis guitarras soem igualmente afinadas e em sintonia, quanto mais com jovens músicos. Mas a equipa de formadores encontrou uma forma curiosa de contornar eventuais assincronias ao dividir as pautas originas (para uma ou duas guitarras, por exemplo) por todos os intervenientes de forma a que se complementem.”

“Assim – como uma verdadeira orquestra – nem todos tocam as mesmas seções da mesma forma. A isto, acrescerá certamente alguma magia do engenheiro de som da própria banda, que lá saberá como fazer sobressair o melhor que cada músico.”

Por João Daniel Marques / Rimas e Batidas

Para ler o artigo no site clique aqui.

Photos by Hugo Delgado

Photos by Rafael Farias