Vira Fest - Encontro de Escolas de Música chega a Paredes de Coura em Março

Partindo da experiência acumulada da Escola do Rock de Paredes de Coura, um projeto educativo promovido pelo Município de Paredes de Coura desde 2014, a proposta deste evento é “virar” esta escola num festival, originando o nome “Vira Fest”, e convidar outras Escolas de Música a apresentar os seus projetos educativos e metodologias, explicando porque é que são “mais do que Escolas de Música”.

O programa é composto por atividades distintas. O Vira Fest terá um ciclo de conferências no dia 25 de março (sexta-feira), que irá contar com oradores convidados de escolas e projetos de educação musical reconhecidos, como A Voz do Rock (Viseu), Skoola - Academia de Música Urbana (Lisboa), A Música dá Trabalho (Omnichord), Descúbreas (Pontevedra, Galiza), entre outras ainda a anunciar. Além desta atividade, cujo principal objetivo é a divulgação dos projetos educativos e a troca de experiências entre os mesmos, a programação também inclui workshops, ensaios abertos da Escola do Rock de Paredes de Coura em colaboração com outras escolas, showcases dos diferentes projetos e concertos nos vários dias do evento, em locais variados da vila.

O evento destina-se a docentes e alunos de escolas de música e/ou artísticas, a técnicos que trabalham com jovens e ao público em geral. O programa de conferências irá ser transmitido em Live Streaming através do Facebook e Youtube da Escola do Rock de Paredes de Coura, contudo a organização aconselha à participação presencial para uma vivência completa do evento, cujo o programa está a ser pensado para ser o mais apelativo possível para diversas faixas etárias.

O Vira Fest - Encontro de Escolas de Música é promovido pelo Município de Paredes de Coura no âmbito do Rock com Todos, inserido no projeto Cultura para Todos, no âmbito do Norte 2020 - Programa Operacional Regional do Norte, e produzido pela Associação Cultural Rock’n’Cave, com coordenação do Space Ensemble, responsável pela direção de formação e atividade da Escola do Rock de Paredes de Coura. Este evento teve outras edições em anos anteriores, nomeadamente uma edição em 2019 em Vigo (Galiza), na Sala Radar, em parceria com a Escola Municipal de Vigo e Academia de Música de Castelo de Paiva, e outra em 2021 em várias localidades galegas, em colaboração com os municípios, escolas de música e bandas locais de Tomiño, Ponteareas e Nigrán.

Mais informações aqui!