Vira Fest – Encontro de Projetos de Educação Musical 2023

25 a 26 de Março

Paredes de Coura

Photo Report by Inês Venâncio

Nos dias 25 e 26 de março, a vila de Paredes de Coura foi palco do Vira Fest - Encontro de Escolas e Projetos Musicais. Depois de três primeiras edições que passaram por localidades como Vigo (2019), Tomiño, Nigran e Ponteareas (2021) e Paredes de Coura (2022), o Vira Fest voltou a juntar as mais diversas escolas e projetos de música na vila minhota, para uma edição repleta de talks, showcases, concertos e jam sessions.  Vê aqui a programação completa.

O dia 25 arrancou com uma série de palestras que convidaram os mais variados oradores, de Portugal e da Galiza, a apresentar as suas escolas e os seus projetos a toda a comunidade. Nesta conferência puderam ser ouvidos nomes como Sara Borges e Luís Fernandes (Circuito - Serviço Educativo Braga Media Arts), Alejandro Alonso e Alberto Oubiña (Xeración Sónica / Estudo Bonobo), Ana Bragança, Samuel Martins Coelho e alguns elementos do projeto (Som Sim Zero / Ondamarela), Rui Júnior (Tocá Rufar) e Nuno Alves (Escola do Rock Paredes de Coura).

Depois dos representantes das escolas e dos projetos convidados apresentarem o seu trabalho, foi altura de dar voz ao alunos numa Mesa Redonda acerca dos Percursos na Música.

Esta conversa contou com a presença de alunos da Escola do Rock Paredes de Coura, Estudo Bonobo e Tocá Rufar, que partilharam as suas experiências e  curiosidades sobre o seu percurso na música. A moderação da conversa foi feita por Tiago Brandão Rodrigues, atual Deputado e Presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente e Energia, tendo sido Ministro da Educação entre 2015 e 2022, que, sendo natural de Paredes de Coura, acompanha o projeto educativo da Escola do Rock desde o seu início.

Além das talks, houve também lugar para uma série de showcases que levaram a palco os tocadores do Tocá Rufar e seis combos de alunos da Escola de Artes Estudo Bonobo, entre eles: Les Poubelles, REK, Simpsonhead, Ornitorrincos, Vermes e Maloserá.

O Vira Fest continuou durante a noite no Xapas Lounge, com concertos em parceria com o Xapas Sessions, uma iniciativa local de dinamização cultural e programação de concertos. Nessa noite o palco ficou a cargo de bandas como Black Tie e Jukebox (RockSchool Porto) e Pomadinha (Vila Nova de Gaia), havendo ainda tempo para uma Jam Xapas Sessions, aberta a todas as pessoas que quisessem participar.

No segundo dia, enquanto o Centro Cultural acolhia os ensaios para os concertos da tarde, as ruas de Paredes de Coura enchiam-se de bombos num showcase único do Tocá Rufar, que começou no largo da Câmara Municipal e terminou no Centro Cultural.

À tarde o palco foi inteiramente dos alunos das escolas e projetos convidados, que brindaram a plateia com uma grande diversidade de estilos musicais. Do Rock ao Funk, passando pelo Jazz, fizeram-se ouvir bandas como: Combos da Escola Municipal de Música de Vigo, Combi e Ginhos Tónicos (Academia Valentim de Carvalho) e Combo de Jazz (Conservatório de Música do Porto).

O Vira Fest 2023 terminou com o habitual concerto final da Escola do Rock Paredes de Coura (Big Band), um concerto que juntou em palco alunos e formadores da Escola do Rock que apresentaram algumas das melhores músicas das suas setlists mais recentes.

Inês Venâncio

Nasceu em 1999 e é natural de Paredes de Coura. Em 2017 mudou-se para Vila Real onde iniciou a licenciatura em Ciências da Comunicação, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Colaborou com o jornal académico O Torgador, onde fez parte da secção de fotojornalimo. Estagiou na agência criativa Lateral Creative Studios, em Vila Real, onde desempenhou tarefas em comunicação, social media e copywriting. Atualmente integra a equipa de comunicação do Space Ensemble.