Tum Tum Tum

O projeto TUM TUM TUM incide a sua ação na dinamização de oficinas de música, utilizando instrumentos formais e informais, movimento e expressão corporal, através de uma metodologia participativa e inclusiva, que parte da premissa de que o desenvolvimento artístico anda lado a lado com o desenvolvimento pessoal. Tem como objetivo a promoção da inclusão social de públicos socialmente desfavorecidos e a potenciação do desenvolvimento de competências pessoais, sociais, sócio-emocionais, escolares e para a empregabilidade. Utiliza para este efeito estratégias de intervenção artísticas, procurando promover a igualdade de oportunidades e o acesso à cultura, bem como a auto-estima e o sentimento de pertença à comunidade (dos participantes) contribuindo assim para a coesão social.

Susana Lage
Coordenadora do TUM TUM TUM

[Conferência - 25 de março, 14h30, Centro Cultural]

Gestora de projeto, educadora social, produtora e mediadora cultural desde 2011, o seu percurso profissional tem resultado na prática de coordenação, gestão e planeamento estratégico de projetos, mas também na comunicação visual, multimédia, artes plásticas e cenografia. Trabalha desde 2016 na produção artística e gestão financeira de projetos de inclusão social e intervenção comunitária pela arte, assumindo atualmente a coordenação do TUM TUM TUM, projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito da 2ª PARTIS e premiado (2019) pela Caixa Geral de Depósitos. Dirige este projeto em conjunto com o músico Artur Carvalho e o sociólogo Hélder Nogueira. Participa em projetos educativos e de intervenção comunitária, com diferentes faixas etárias em diversas escolas dos concelhos de Gaia, Porto, Gondomar e Matosinhos, bem como em várias IPSS e outros organismos, públicos e privados. Desenvolve oficinas de artes plásticas, de artes visuais e de multimédia que permitem, através da expressão pessoal, plástica e artística, acompanhar e estimular o desenvolvimento psicossocial e sócio-emocional, em contextos de educação formais e não-formais. A sua experiência profissional surge em paralelo com o seu trabalho artístico, complementado com diversas formações de comunicação e gestão de projetos, atualmente encontra-se a frequentar a Pós-Graduação em Práticas Artísticas para a Inclusão Social na Universidade Católica de Lisboa.