Tocá Rufar (Seixal)

Talk com Rui Júnior - 25 de março das 14h30 às 15h00 | Centro Cultural
Showcase Tocá Rufar - 25 de março das 17h00 às 17h30 | Centro Cultural
Showcase Tocá Rufar - 26 de março das 10h00 às 10h30 | Paredes de Coura (Centro)

O Tocá Rufar é um projecto modelo de formação artística e cultural para a afirmação e promoção da percussão tradicional portuguesa e do instrumento bombo que se distingue ao colocar a cultura portuguesa, o conhecimento e a arte, em posição privilegiada como fonte de valor, de desenvolvimento e de contemporaneidade e por torná-los acessíveis a todos os indivíduos. Projetos como o Tocá Rufar surgem no panorama cultural nacional como tentativas de intervenção sociocultural, oferecendo modelos e práticas culturais alternativas a uma indústria de entretenimento que pouco apela ao desenvolvimento pessoal e social das pessoas e grupos. Sob o lema: entrega-te, revela-te, supera-te, o Tocá Rufar recebe anualmente tocadores de todas as idades, concedendo-lhes o abrigo das raízes culturais enquanto lhes alarga os horizontes e lhes coloca um futuro prometedor ao alcance, proporcionando a liberdade de definirem o seu próprio limite.

Rui Júnior
Diretor artístico do Tocá Rufar

Iniciou a sua carreira como músico profissional em 1981, participando em diversos projectos de jazz e música popular, como autor e intérprete. Acompanhou vários espectáculos e participou em diversas obras discográficas de artistas portugueses como Júlio Pereira, Fausto, José Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Janita Salomé, Vitorino, Rão Kyao, Jorge Palma, António Pinho Vargas, Amélia Muge, João Afonso, Carlos Barretto, entre muitos outros. Foi fundador de diversos grupos de referência a nível nacional como “Ó que som tem?”, CAIS – Centro de Artes e Ideias Sonoras, ADAT - Associação dos Amigos do Tocá Rufar e da Escola de Percussão e WOK – Ritmo Avassalador. Desde 1983 tem vindo a desenvolver vários trabalhos ligados à música, nomeadamente em áreas como a discografia, composição para bailado e coordenação e direção artística de eventos musicais.

Atualmente é professor de percussão, coreógrafo e diretor artístico, sendo também regularmente convidado, como músico instrumentista, a participar em diversos projectos musicais em Portugal e no estrangeiro.