Skoola - Academia de Música Urbana

A Skoola é uma Academia de Música Urbana dentro do espaço do Village Underground Lisboa, onde aprender música não segue as regras ou modelos convencionais. Um espaço onde os jovens podem ser eles próprios e descobrir o seu potencial musical, a sua identidade artística. Através da música aprende-se a estar, aprende-se a brincar, aprende-se a história e estórias que nos ensinam a viver, aprende-se a criar e comunicar e a celebrar a vida.

O desenho curricular alia ao fazer musical ancestral às novas possibilidades criativas trazidas pelo desenvolvimento tecnológico. A aprendizagem organiza-se em torno de 3 grandes eixos, interligados pela prática musical e sustentados no desenvolvimento de pensamento teórico: produção musical; criação e composição; performance.

Mariana Duarte Silva
Fundadora da Skoola e responsável pela Comunicação, Relações Externas e Parcerias

[Conferência - 25 de março, 15h30, Centro Cultural]
+ [Participação na Mesa Redonda “O efeito da pandemia no ensino da Música”,  16h, Centro Cultural]

Mariana Duarte Silva é a fundadora e diretora do Village Underground Lisboa, um espaço cultural independente fundado em 2014, e da Skoola - Academia de música urbana, um projeto de impacto social que tem como base de criação a música e a exploração de cruzamentos disciplinares, no qual se valoriza o acesso à cultura, a diversidade e a ampliação de oportunidades/capacidades por meio do pensamento criativo para jovens dos 10 aos 18 anos de todos os backgrounds sociais.

Trabalha há 20 anos na indústria da música promovendo bandas de novos talentos e DJs de música eletrónica, Vencedora do Prémio Inovação da revista Máxima e Jornal de Negócios em 2014, fez parte da lista compilada pela Time Out das 50 Mulheres que mais fazem por Lisboa. Enquanto fundadora do VU, referência na área do empreendedorismo, e estando ligada à cultura mais alternativa e a uma "nova Lisboa" global e criativa, foi convidada para participar como oradora em conferências internacionais e eventos em Portugal. Mariana é assumidamente ativista feminista, luta por um mundo empresarial e social mais justo para as mulheres e pessoas que se identiquem como tal. Representa em Portugal a plataforma mundial de mulheres no mundo da música - shesaid.so e em 2021 foi convidada para o painel “financing the future of women” no âmbito do #EUDigitalManifesto da Comissão Europeia, representando a visão portuguesa feminina no que toca à falta de equidade na atribuição de fundos europeus às mulheres e outras minorias.