Serviço Educativo das Comédias do Minho

As Comédias do Minho são uma associação cultural de direito privado, com 18 anos de existência. Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira são os nossos municípios associados e o nosso território de ação por excelência. Cinco municípios - um projeto cultural. O teatro é a nossa casa de partida, mas o projeto estende-se para além dele. A visão colocada em prática é, cada vez mais, a de uma articulação de conhecimentos que contribua para ampliar, nutrir, informar, pensar e exercitar a relação entre Arte e Cidadania.

A missão a que as ‘Comédias’ se propõem é a de dotar o território de um projeto cultural próprio, adaptado à realidade socioeconómica e, portanto, com um enfoque especial no envolvimento das populações. Esta missão é colocada em prática através de três eixos de ação dialogantes: a companhia de teatro profissional, o projeto pedagógico e o projeto comunitário.

O Projeto Pedagógico tem uma área de ação abrangente. Oferece programação regular na área das artes performativas para todo o público escolar, famílias, agentes educativos e elementos da rede de colaboradores locais do vale do Minho (bibliotecas, museus, serviços educativos). Organiza, igualmente, formações e oficinas no âmbito das mais diversas áreas artísticas. O objetivo maior é o de desenvolver hábitos culturais no território, chaves de aproximação aos objetos artísticos e ferramentas para ativar novos mediadores e atores culturais.

Alice Silva
Programadora e coordenadora do projeto pedagógico das Comédias do Minho

[Conferência - 25 de março, 16h, Centro Cultural - Participação na Mesa Redonda “O efeito da pandemia no ensino da Música”]

Nasceu em Paredes em 1984. Estudou Gestão do Património na ESEP-IPP, concluindo a Licenciatura em 2007. Em 2008, a Reitoria da Universidade do Porto convida-a para desempenhar funções como monitora e responsável pela gestão e manutenção da coleção da Exposição: "NULLIUS" - Paisagem Antárctica", resultante do projeto educativo "Latittude 60!" do Comité Português para o Ano Polar Internacional. Iniciou a sua atividade profissional no Museu da Ruralidade em Castro Verde, entre 2009 e 2011. Em 2011 assumiu funções como técnica de museologia no Museu Regional de Paredes de Coura. Frequentou os cursos de formação profissional, Serviços Educativos - Desenvolvimento de Projetos, e Animadores de Campos de Férias, entre 2006 e 2008. Em 2011 fez o Curso de Formação Profissional - Formação Pedagógica Inicial de Formadores. É formadora do CEFOSAP (Centro de Formação Sindical e Aperfeiçoamento Profissional) e do IFT (Instituto de Formação e Transportes). Integra a Assembleia Geral da Associação Mil Rostos - associação de ação social. Atualmente frequenta a Pós-Graduação de Práticas Artísticas e Inclusão Social, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica. Desenha a programação e coordena o Projeto Pedagógico das Comédias do Minho desde Outubro de 2013.