VIRA FEST 2021

De 27 a 29 de julho de 2021, a Escola do Rock voltou a desafiar o panorama nacional da música levando o Vira Fest além fronteiras. Depois de uma semana intensiva de residência em Paredes de Coura, que decorreu de 18 a 23 de julho, os alunos fizeram-se à estrada à boleia de um camião-palco, numa tour pela Galiza, com paragens em Tomiño, Ponteareas e Nigrán.

Nesta edição do Vira Fest privilegiámos espaços incríveis ao ar livre, brindando o nosso público com três concertos da Escola do Rock, contando ainda com atuações de algumas das suas bandas residentes e escolas e grupos de música locais para a abertura dos concertos.

Dinamizado no âmbito do Rock com Todos, inserido no projeto Cultura para Todos, financiado pelo Norte 2020 - Programa Operacional Regional do Norte.

Programa 2021

Escolas e Projetos convidados

Escola do Rock Paredes de Coura

Escola anfitriã do Vira Fest

A Escola do Rock Paredes de Coura nasceu em 2014, na terra do icónico Festival Paredes de Coura, contribuindo para o fomento deste já clássico romance entre a vila e o rock’n’roll. Decorre em períodos de curta duração, num formato de residência artística intensiva, com atividades que variam entre ensaios, formações, sessões de cinema, concertos e muito mais. Todos os anos, a Escola do Rock organiza uma tour com concertos em condições inéditas para os seus alunos, reunindo todos os participantes em palco. Os grupos da Escola do Rock já atuaram em muitos festivais, assim como em algumas das melhores salas de espetáculo de Portugal e da Galiza, como: Festival Vodafone Paredes de Coura, Serralves em Festa (Museu de Serralves, Porto), Verão na Casa (Casa da Música, Porto), SURFING THE LEREZ (Pontevedra, Galiza), NOS Primavera Sound (Porto), Hard Club Porto, Auditório Municipal de Vigo, Fundación Barrié (Vigo), entre outros.

Promovida pela Câmara Municipal de Paredes de Coura, com direção de formação e atividades do Space Ensemble.

The Rebel Spirits

The Rebel Spirits são uma banda de Pontevedra (Galiza) composta por 4 amigas unidas pela paixão pela música, que um dia se inscreveram na Estudo Bonobo para poder melhorar as suas capacidades musicais. Formaram a banda para que o mundo possa desfrutar das suas criações tanto quanto elas próprias desfrutam. Não se definem por um único género musical, já que se deixam levar pelo momento na altura de compor, contudo, se tivessem de eleger um em concreto, seria o rock alternativo.

Durante o Programa de Bandas Residentes da Escola do Rock, gravaram o single "Fake Love", disponível no YouTube e Spotify.

Gain Over

Gain Over é uma escola de música moderna nascida en Nigrán no ano de 2013. Ao longo dos anos a escola tem formado alunos de todo o país, sempre com a missão de fomentar a cultura e a educação musical, permitindo aos alunos a criação das suas próprias bandas e o crescimento enquanto artistas e integrantes de grupos musicais.

Para isso contam com uma vasta equipa de professores com grande experiência musical e com uma metodologia de ensino focada numa vertente lúdica, abdicando dos métodos de ensino mais rigorosos.