Som Sim Zero (São Miguel, Açores) / Ondamarela (Guimarães)

Exibição do documentário Som Sim Zero - 25 de março das 11h45 às 12h30 | Centro Cultural

Segue-se uma conversa online com representantes da Ondamarela

Som Sim Zero é uma banda que investiga os limites do som, da palavra, da música e da linguagem. Os seus espetáculos partem da compreensão do que é coletivo e do que é individual na forma como experienciamos o som; e imprimem sempre um aspecto emocional à forma como se apresentam estes resultados. O Som Sim Zero é composto por elementos da Associação de Surdos da Ilha de S. Miguel, músicos desta ilha, elementos da Escola de Música de Rabo de Peixe e pela ondamarela.

A Ondamarela é uma estrutura artística que encontra nas pessoas e nos lugares a inspiração para o desenvolvimento dos seus projetos. Sediados em Guimarães, em atividade desde 2015, centram a sua ação em práticas participativas e criação artística comunitária, em diversos âmbitos: performances de comunidade (espetáculos de música, de teatro, dança, vídeo-arte), programação/curadoria cultural, oficinas educativas, jogos, conversas, objetos de mediação e formação. Têm trabalhado com uma grande diversidade de organizações em Portugal e no estrangeiro desenvolvendo objectos artísticos totalmente novos e originais com a participação efectiva das pessoas e das suas histórias. Em 2019 foi galardoada com o Prémio Acesso Cultura – Acesso Social e Intelectual.

Som Sim Zero (documentário)

Nos Açores há vidas em silêncio que revelaram a sua musicalidade no Rock In Rio de 2022. Um documentário que revela os bastidores de uma viagem que realizou sonhos e levou os participantes do Som Sim Zero a um dos palcos do Rock in Rio Lisboa 2022.

Segue-se uma conversa online com representantes da Ondamarela, responsável pelo projeto, e alguns participantes, que nos vão falar diretamente dos Açores, onde se encontram em ensaios no âmbito das próximas ações do Som Sim Zero.