Música e Inclusão no Alto Minho

Implementado pela Academia de Música de Viana do Castelo, Música & Inclusão no Alto Minho assenta numa rede de parcerias de colaboração com distintas entidades, com destaque para as Santas Casas de Misericórdia do Distrito de Viana do Castelo, visando a dinamização de práticas artísticas multidisciplinares na terceira idade, como plataforma para promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades no acesso às artes e à fruição cultural. Através de oficinas capacitam-se e interpelam-se os destinatários a interagir com os facilitadores-músicos e a participar na exploração e criação musicais.

Sara Costa

[Conferência - 25 de março, 15h00]
[Participação na Mesa Redonda “O efeito da pandemia no ensino da Música”]

Sara Costa iniciou os seus estudos musicais, a nível profissional, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. Prosseguiu os mesmos em Lisboa, na Universidade Nova, na área das Ciências Musicais. Obteve também formação no âmbito da Teoria da Aprendizagem Musical, musicoterapia, formação de formadores, voz, corpo, movimento, meditação infantil e atividades artísticas para crianças. A nível profissional tem desenvolvido atividade como orientadora em sessões de música para bebés, crianças, seniores e portadores de deficiência. É professora de formação musical, canto, acompanhadora ao piano, piano, clarinete e prática de conjunto nas mais diversas instituições, assim como investigadora e música de intervenção em hospitais e lares. Como performer, as suas apresentações já passaram por instituições como o Centro Cultural de Belém ou a Fundação Calouste Gulbenkian, entre muitos outros teatros, festivais e salas de espetáculo do território nacional e internacional. Responsável pela coordenação, realização e implementação do projeto Música e Inclusão no Alto Minho.