Mesa Redonda: Percursos na música

Conversa com alunos de diversas escolas e projetos, moderada por Tiago Brandão Rodrigues - 25 de março das 16h15 às 17h00 | Centro Cultural

Conservatórios de música e ensino articulado com métodos mais formais, escolas onde podemos criar os nossos próprios combos e experimentar diferentes géneros musicais, projetos onde participamos em residências intensivas e vamos em tours... O que retiramos das diferentes experiências que tivemos de aprendizagem musical? Quais as que nos marcaram mais? Alunos de diferentes escolas e projetos vão subir ao palco do Vira Fest para partilhar experiências e curiosidades sobre o seu percurso na música até aqui e o que esperam para o futuro, numa conversa moderada por Tiago Brandão Rodrigues.

Moderação: Tiago Brandão Rodrigues

Tiago Brandão Rodrigues nasceu em Braga, em 1977. Foi eleito deputado à Assembleia da República na XIII Legislatura pelo Círculo Eleitoral de Viana do Castelo. Atualmente é Deputado e Presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente e Energia, tendo sido Ministro da Educação entre 2015 e 2022. Cresceu em Paredes de Coura e mantém uma relação próxima com a vila,  acompanhando o projeto educativo da Escola do Rock desde o seu início.

É doutorado em Bioquímica, especialidade de Biofísica Molecular, pela Universidade de Coimbra. Dedicou-se ao estudo do metabolismo cerebral em doenças neurodegenerativas, tendo a sua tese sido galardoada com o Prémio António Xavier, em 2008. A partir de 2010, foi investigador na área da oncologia no Cancer Research UK da Universidade de Cambridge, estando igualmente associado ao Corpus Christi College. Foi financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Marie Curie, e pela Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO).

Foi orador convidado em diversos eventos científicos internacionais, tendo lecionado em diferentes cursos de formação pré e pós-graduada. Integrou a direção da PARSUK (Associação dos Investigadores e Estudantes Portugueses no Reino Unido), onde desenvolveu trabalho na área da comunicação em ciência. Fez parte da Chefia de Missão da comitiva portuguesa aos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, enquanto Adido Olímpico.