Incubadora de Bandas 



Além da programação de cada edição, a Escola do Rock Paredes de Coura funciona ainda como uma Incubadora de Bandas, através de um Programa de Bandas Residentes.


O que é o Programa de Bandas Residentes?


Criámos este programa em 2018 para investir na criação e produção musical, potenciando o aparecimento de novas bandas no panorama nacional. Surgiu para colmatar a dificuldade que as bandas sentem para se lançarem no mercado e produzir e editar um single, numa fase inicial de carreira. Qualquer banda, sem edição e produção profissional, pode participar.





Durante o programa, as bandas têm direito a:

- Uma sala de ensaio exclusiva, equipada com sistema de som.

- Possibilidade de produzir e gravar 1 single com um produtor profissional e com o apoio técnico da Escola do Rock.

- Tutoria dos músicos formadores da Escola do Rock.

- Possibilidade de interagir e integrar participantes e formadores da Escola do Rock nas gravações e apresentações.

- Apresentar alguns concertos durante a semana de residência da Escola do Rock.

- Possibilidade de atuar em futuras residências e tours da Escola do Rock.


Depois do programa:

- Oportunidade de dar mais concertos, integrados na tour/circulação da Escola do Rock.

- Ajuda na comunicação e agenciamento da banda.








Como posso candidatar a minha banda ao Programa de Bandas Residentes?

As bandas são selecionadas por concurso.
Se queres ser uma das próximas bandas residentes da Escola do Rock, candidata-te aqui:










Bandas selecionadas em anos anteriores

Este programa de incubação de bandas já deu frutos nas edições de 2018, 2019 e 2021, promovendo bandas como Wicked Youth, Cuckoo Let Us e Dream People, Cut Arine, Gaspea, The Fekks, The Outsiders e The Rebel Spirits.



As Bandas


2018


Para a primeira edição desta iniciativa, em 2018, foram selecionadas: Wicked Youth, de Paredes de Coura, Dream People, e Cuckoo Let Us, de Lisboa. Ao longo do ano tocaram em palcos como o Festival Vodafone Paredes de Coura, Surfing the Lerez em Pontevedra, na Sala Radar em Vigo - no âmbito da “A Escola Vira Fest”.


Wicked Youth


   
Os Wicked Youth são uma banda de Paredes de Coura formada em 2017. Assumem sem medo a sua influência rock, e que é da energia da sala de ensaios, das rotinas e das viagens por diversas influências musicais, que vão buscar inquietações e mutações sonoras, que depois em palco ganham vida e são transmitidas por eles a que os vê.

No Programa de Bandas Residentes gravaram o single “Wysis”, apresentando-o para contar parte da sua história, não porque a queiram contar ao mundo, mas porque sentem que todos nós dançamos ao som das mesmas emoções.
Depois disso pisaram palcos como o Vodafone Paredes de Coura- Festival Sobe à Vila, Radar Estudios, e Surfing the Lerez Festival, e preparam-se agora para lançar novo disco.

Disponível no Youtube.














  Acompanhe os Wicked Youth no Facebook e Instagram.



Dream People















  Acompanhe os Dream People no Facebook e Instagram

Dream People é uma banda lisboeta que nasceu com o objetivo de refrescar o panorama musical. Com synths que nos levam ao etéreo universo do dream pop, e poderosas guitarradas que nos envolvem numa espécie de synth rock psicadélico, a música desta banda é uma saudável amálgama de sons e influências.

Na Residência da Escola do Rock gravaram “Forever, Too Long”, que fala sobre o contraste entre a leveza do amor e a sua inerente precariedade.
Depois disso tocaram em palcos como o Festival Paredes de Coura 2019- Festival Sobe à Vila, Festival Super Bock em Stock e no MusicBox. Em Janeiro de 2020 lançaram o seu primeiro disco intitulado “Soft Violence. “

Disponível no Youtube.




Cuckoo Let Us


Cuckoo Let Us é um trio de Lisboa, com raízes em Viana do Castelo. Tudo começou numa pequena sala de ensaios em Arroios, onde procuravam libertar as frustrações clássicas de um dia de trabalho. Riff após riff, o som ficava cada vez mais completo e começaram a aparecer músicas do início ao fim, e mais tarde, os concertos.

No Programa de Bandas Residentes gravaram o single “Gautama”, inspirado no príncipe nepalês e numa personagem de J. D. Salinger.
Depois disso já tocaram em grandes palcos como o Festival Paredes de Coura- Festival Sobe à Vila, Letra Harvest Fest, Surfing the Lerez Festival (Espanha), e Sabotage Club e Ferroviário, em Lisboa. Em 2019, lançaram o primeiro álbum intitulado “Hiding Under the Tree Hut”.

Disponível no Youtube.















Acompanhe os Cuckoo Let Us no Facebook e Instagram.




2019


Na segunda edição, em 2019, três bandas foram selecionadas, The Fekks, da Malveira da Serra-Cascais, Gaspea, das Caldas das Taipas-Guimarães, e Cut Arine, com elementos de Paredes de Coura, Porto e Castelo de Paivade Paredes de Coura.


The Fekks


The Fekks é um quinteto da Malveira da Serra, que surgiu em 2008, com influências do rock alternativo, indie, e synth folk.
Depois de vários anos em estado intermitente devido ao percurso académico dos seus membros, The Fekks lançaram em 2018 um EP, disponível no seu bandcamp.

Durante a residência na Escola do Rock, gravaram “Mountain of Mine”. A banda queria aproveitar a experiência para arriscar um “processo mais impulsivo, sem pensar demasiado nos detalhes da música”. Ironicamente acabaram por passar vários meses a trabalhar e melhorar os detalhes finais para chegar à versão de “Mountain of Mine” que agora lançam.

Disponível no Spotify.


Acompanhe os The Fekks no Facebook e Instagram.


Gaspea



Acompanhe os Gaspea no FacebookInstagram.

Gaspea é um trio das Caldas das Taipas, formado em 2018.
Com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, reconhecem influência de bandas como Arctic Monkeys, Foo Fighters, Bush, Red Hot Chili Peppers, The Strokes e Nirvana.

Durante o Programa de Bandas Residentes gravaram “Ser Quem Sou”. Para a banda, o ambiente musical, a envolvência, o facto da experiência ser fora da sua zona de conforto, influenciou-os e fez com que evoluíssem.
“Ser Quem Sou”, marca um novo rumo da banda, com novas ideias e muita motivação.

Disponível no Youtube.


Cut Arine


Cut Arine é uma banda com sonoridade pop, e inspiração de rock e soul, formada por elementos de Paredes de Coura, Porto e Castelo de Paiva.
Depois de terem participado em várias fases da Escola do Rock, sentiram que esta era altura certa de entrar em estúdio e gravar o seu single.

“Why“ é o single de estreia da banda. Apesar de ser da autoria de Catarina Pereira, vocalista e guitarrista da banda, a mesma assume que foram Kaku e Nando quem deu vida ao tema. Mais tarde, Rui e Lilo juntaram-se à banda e puseram ainda mais cor na cena. “Why” aborda o amor no seu lado mais negro e louco, e menos no lado fantasioso que estamos habituados ouvir.

Disponível no Youtube.

Acompanhe os Cut Arine no FacebookInstagram.




2021


Na terceira edição, em 2021, duas bandas foram selecionadas: The Outsiders, de Guimarães, e The Rebel Spirits, de Pontevedra (Galiza), que tiveram a oportunidade dar concertos em vários contextos em Paredes de Coura e de abrir um dos concertos da Escola do Rock na tour desse ano.


The Rebel Spirits









Acompanhe a banda The Rebel Spirits no Instagram.

 The Rebel Spirits são uma banda de Pontevedra (Galiza) composta por 4 amigas unidas pela paixão pela música, que um dia se inscreveram na Estudo Bonobo para poder melhorar as suas capacidades musicais. Formaram a banda para que o mundo possa desfrutar das suas criações tanto quanto elas próprias desfrutam. Não se definem por um único género musical, já que se deixam levar pelo momento na altura de compor, contudo, se tivessem de eleger um em concreto, seria o rock alternativo.

Durante o Programa de Bandas Residentes da Escola do Rock, gravaram o single "Fake Love", já disponível no YouTube e Spotify.

   




The Outsiders


The Outsiders são uma banda de Guimarães, composta por Leo (guitarra e voz) Andreia Neves (guitarra e voz), Linda Ferreira (bateria) e Francisca Cunha (baixo), unidas pelo gosto pela música e pela escola asrtística que os quatro elementos frequentam, a Palco 21. Identificam-se com o género indie pop e encontram inspiração em bandas como Arctic Monkeys, The Strokes, Cage The Elephant, The 1975, entre outras.

Durante o Programa de Bandas Residentes da Escola do Rock, gravaram o single "Someone I Know", brevemente disponível no YouTube e no Spotify.


Acompanhe a banda The Outsiders no Facebook e Instagram.


Pode encontrar Press&Radio kit, com biografias, singles em .wav (áudio), fotos e rider técnico, através deste link.






  Contactar          Inscrever          FAQ



 ︎           ︎           ︎           ︎    


© Escola do Rock 2022 | Todos os direitos reservados | Política de Privacidade Termos e Condições





Contactar

Inscrever

FAQ


︎        ︎        ︎        ︎    


© Escola do Rock 2022 | Todos os direitos reservados | 
Política de Privacidade | Termos e Condições