Escola do Rock lança novo videoclip emtributo aos IDLES e contra a violência de género

Lançamos no passado domingo, dia 20 de fevereiro, um novo videoclip da música Mother, dos IDLES. Este videoclip estreou ao vivo às 17h, no concerto da Escola do Rock no Centro Cultural de Paredes de Coura, e às 19h nas redes sociais.

O que aprendemos no processo de gravação deste videoclip?

A realização deste videoclip é uma atividade importante para o projeto educativo da Escola do Rock por proporcionar aos alunos o contacto com outras formas artísticas além da música, como o contacto com a cenografia, filmagens, iluminação, representação, figuração, entre outras. Neste videoclip, incluímos também o contacto com a ilustração e a animação vídeo/stop motion.

Curiosidades sobre a gravação do videoclip...

O vídeo foi gravado em dezembro de 2021 na Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Paredes de Coura, com a participação dos alunos e alunas da Escola do Rock, como uma das atividades da residência intensiva que foi realizada em Paredes de Coura nesse mês. Contudo, o audio foi gravado no concerto da Escola do Rock em Nigrán, durante a nossa tour pela Galiza em julho de 2021.

Porque é que esta música é importante para nós?

A escolha da música não é aleatória. Além de ser uma das músicas que tem vindo a ser trabalhada nas residências da Escola do Rock, a letra feminista é uma clara e importante homenagem às mães e à dupla ou tripla jornada de trabalho (profissional, familiar e educacional) que assumem, além de alertar também para a violência de género. A Escola do Rock considera que este género de atividades contribui não apenas para a formação dos alunos enquanto músicos, mas também para a sua formação pessoal e cívica.