Edição 2019

Semana de Residência

Photo Report by Paulo Pinto

Paulo Pinto

Paulo Pinto é um realizador, operador de câmera e editor português. É bacharel em Ciências da Comunicação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. Em 2010 torna-se bolseiro do programa INOV-ART do Ministério da Cultura Português e chega a Barcelona, onde permanece a viver e trabalhar como realizador e montador em diversos projectos documentais e de ficção. Venceu o prémio “48th Videorun Restart” (2008), do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Vila do Conde, com a curta-metragem “Em Nome do Pai”, na qual colaborou como realizador, co-argumentista e montador.

Em 2015 participa na masterclass do realizador Abbas Kiarostami, de onde resultam duas curtas-metragens: “LUNA”, com sua realização, argumento e edição, e “P.I.G.S.”, de Pablo Sánchez, uma curta-metragem na qual participou enquanto director de fotografia e co-argumentista e que marcou presença em CANNES, além de ganhar o prémio Human Rights Award no festival FILMETS, em Barcelona. Também enquanto realizador e montador assina filmes como “REALIZAR:poesia” (2016), ”LAUREANO BARROS: RIGOROSO REFÚGIO” (2017), “VAZA” (2017), entre outros.

Segue o Paulo no Instagram