A Voz do Rock

A Voz do Rock, um coletivo de avós composto, na sua maioria, por octogenários de Viseu, desafia o estereótipo da idade e prova que é possível envelhecer e, simultaneamente, “optar pelo que faz o coração vibrar” (Osho). Os A Voz do Rock optaram pelo rock e pelas suas canções que, geralmente, não se fazem ouvir em vozes de pessoas tão velhas e que assim rompem fronteiras entre gerações e excedem os limites da própria condição humana, apresentando uma imagem positiva do envelhecimento. Os avós já se apresentaram ao vivo na Casa da Música, em diversos programas de televisão, num concerto especial com o baterista Kalú em tributo aos Xutos e Pontapés, e arrecadaram o prémio Boas Práticas de Envelhecimento Ativo atribuído pela CCDRC.

Ana Bento
Coordenadora do A Voz do Rock

[Conferência + Showcase A Voz do Rock - 25 de março, 11h30, Centro Cultural]

Multi-instrumentista, compositora e workshop leader, iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música de Viseu. Licenciou-se em Educação Musical (2001) e frequentou uma pós-graduação em Musicoterapia no C.I.M. de Bilbao (2002). Paralelamente realizou um percurso formativo na área da pedagogia musical com Pierre Van Hawe, Jos Wuytack, Edwin Gordon, Verena Maschat, Murray Schafer, Soili Perkiö, entre outros. Estudou saxofone com Mário Santos e João Martins. No início da sua carreira fez parte da Orquestra Juvenil do Centro e, atualmente, integra os projetos Aurora Brava, Tranglomango, Coletivo Gira Sol Azul e Stopestra, colaborando, pontualmente, noutros projetos musicais. Compôs, interpretou e dirigiu ao vivo a música de espetáculos encenados por Helen Ainsworth, Graeme Pulleyn, Sónia Barbosa, Rafaela Santos, Márcio Meirelles, Maria Gil, Filipa Francisco, Romulus Neagu, entre outros. Cofundou a Associação Gira Sol Azul na qual colabora e integra a equipa de vários projetos musicais como concertos para bebés e famílias, Orquestra (in)fusão e o grupo A Voz do Rock. Desde 2008 que colabora em projetos do serviço educativo da Casa da Música (Porto) na qual integra a equipa Factor-E. É artista associada do Teatro Viriato desde 2014.