Vira Fest 2024

23 a 24 Março 2024

Photo Report by Rui Ferreira
Vídeo by João Duarte

A Escola de Rock Virou Fest pelo quinto ano consecutivo no fim de semana de 23 e 24 de março em Paredes de Coura. Como em todas as edições, o festival juntou alunos, professores, profissionais da música e a comunidade em geral. Escolas e projectos musicais de Portugal e da Galiza orgulharam-se em mostrar os resultados da sua dedicação e trabalho perante um público intergeracional e sempre atento.

No sábado, 23 de março, assistimos a palestras e apresentações de diferentes escolas de música durante a manhã. A palestra de Jorge Prendas, representante do Serviço Educativo da Casa da Música, inspirou-nos com as suas diferentes propostas de educação comunitária e não formal.

De seguida, o mestre Anxo Pintos deu-nos a conhecer o trabalho da ETRAD Vigo e da SondeSeu Orquestra Folk de Galícia na preservação e divulgação da música tradicional e popular galega. A conversa encerrou com um showcase do grupo Arrorró formado por alunos da ETRAD Vigo, que incluiu o público nas suas cantigas tradicionais.

A tarde de sábado começou com uma palestra de Marcelo Almeida sobre os projetos da Academia de Artes de Chaves, incluindo a impressionante Orquestra de Sopros. A conversa foi intercalada com o showcase do projeto Os Caminhos de Cultura, que convida os alunos a interagir com gravações, vídeos e objetos que remetem para a cultura popular portuguesa.

De seguida, o jazzista Marcelo Almeida guiou-nos pelos percursos académicos da ESMAE, uma escola dedicada às artes performativas com intuito profissionalizante. O showcase do ESMAE Jazz Ensemble evidenciou a capacidade técnica dos seus alunos. Mais tarde, os alunos da Escola de Rock afinaram os seus instrumentos para o primeiro ensaio aberto do festival.

Mas o dia não podia terminar sem uma visita nocturna ao Xapas Lounge, anfitrião do projeto Xapas Sessions que acolheu dois concertos do Vira Fest. A noite começou com um concerto do combo feminino Elastic Turbulance da RockSchool Porto, com toques de pop e rock melódico. Depois veio o heavy metal com o grupo Fallen Angels da Academia Valentim de Carvalho, que trouxe um concerto de homenagem à banda inglesa Black Sabbath.

No domingo de manhã chegou um autocarro com os alunos da Academia de Música de Castelo de Paiva, prontos para o ensaio geral do concerto final do Vira Fest. Juntaram-se no palco com os alunos da Escola de Rock, num total de mais de 80 jovens músicos.

A tarde de domingo foi uma mistura de estilos e emoções. Arrancou com o concerto do combo ParaZmol de A Casa do Rock Santiago de Compostela, com uma atuação que pôs o público jovem a saltar das cadeiras. De seguida, fomos até ao foyer para o concerto da Classe de Harpas do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, que trouxe um repertório clássico e contemporâneo.

Mas o rock estava longe de acabar: o combo G da Escola Estúdio do Pejão chegou com temas do pop-rock português e do funk-soul americano. Um excelente prelúdio para o concerto final do Vira Fest, onde os alunos da Escola do Rock Paredes de Coura se juntaram à Academia de Música de Castelo de Paiva para interpretar clássicos do rock. Não temos imagens deste concerto porque Rui Ferreira, fotógrafo e aluno da Escola do Rock, estava no palco com a sua guitarra eléctrica. 🎸

Rui Ferreira

Realizou o Curso Profissional de Fotografia no IPF (Instituto Português de Fotografia) no Porto. Foi um dos participantes na Escola do Rock 2017 [+ TOUR 2018] como guitarrista.
Para a edição de 2018 não pode participar ao longo da semana de trabalho com a sua guitarra, mas apareceu para ver a nossa apresentação final e trouxe a sua máquina fotográfica. Desde então tem acompanhado a Escola do Rock em várias residências, tours e concertos, sempre com a guitarra numa mão e a máquina fotográfica na outra.

Segue o Rui no Intagram