FAQ

[PT]
  1. SOBRE O PROGRAMA



#1 A quem se destina a Escola do Rock (EdR)?
A Escola do Rock destina-se a todos os músicos de idade igual ou superior a 13 anos.

#2 A EdR destina-se a músicos com formação em instrumentos específicos?
Não. Serão aceites todos os instrumentos e instrumentistas. Um dos principais objetivos da EdR é juntar diferentes tipos de músicos, com distintas formações e níveis de formação.

#3 Em que língua são dadas as formações e workshops?
Todos os conteúdos serão trabalhados, por defeito, em português. Caso haja participação de alunos estrangeiros, falar-se-á, simultaneamente, espanhol e/ou inglês.

#4 Em que moldes funcionará a residência?
Os participantes ficarão alojados numa residência de estudantes a, aproximadamente, 700 metros da Caixa da Música de Paredes de Coura - local onde decorrerão todas as atividades. As refeições principais serão feitas na Escola Básica de Paredes de Coura. 
Salvaguardamos a possibilidade de alteração dos locais, mediante o número de inscrições. Todos os participantes, pais ou encarregados de educação serão, antecipadamente, informados acerca desta questão.

#5 Haverá monitores ou auxiliares responsáveis pelos participantes menores de idade, durante a sua estadia na EdR?
Sim. A equipa de formadores garantirá o total apoio e supervisão de todos os participantes.

#6 É possível frequentar a EdR sem estar em regime de residência?
Sim. Caso não pretendam estadia nem refeições, os alunos poderão apenas participar nas formações e ensaios.

#7 Existe seguro de acidentes pessoais para os participantes?
Sim.

#8: Os participantes recebem algum certificado de participação?
Sim.

#9: Serão recolhidas imagens dos participantes?
Sim. Uma equipa audiovisual estará a registar todos os momentos da EdR para utilização das imagens para fins de divulgação da escola, em plataformas online e offline. Os participantes que não autorizarem a captação destas imagens deverão informar antecipadamente a organização.

#10 Quando é que será feita a receção dos participantes? 
Esperamos que os músicos cheguem entre as 14h30 e as 15h00 de domingo, dia 17. 

#11 Qual o horário das aulas? 
Os ensaios decorrem, de segunda a sexta, entre as 09h30 e as 18h00, salvo eventuais exceções que possam ocorrer conforme as dinâmicas de trabalho.
A 19, 20 e 21 de dezembro, haverá concertos de bandas convidadas, entre as 21h30 e as 23h00.


2. SOBRE QUESTÕES TÉCNICAS



#1 Quem é a equipa de formadores?

Esta escola é dirigida por Nuno Alves (direcção artística), Samuel Coelho (guitarra/violino), Jorge Queijo (bateria), Sérgio Bastos (piano/teclados), Miguel Ramos (baixo) e Maria Mónica (voz).

Podem consultar aqui o perfil dos formadores.


#2 Que material técnico devo levar comigo?

  • Guitarristas/baxistas:

Essencial: guitarra eléctrica, amplificador, cabo jack-jack de 6 metros

Conveniente: pedais de efeitos ou pedaleira, tripé/apoio para a guitarra, palhetas, um jogo de cordas suplente, uma tripla para o caso de precisarem de ligar pedais

  • Bateristas:

Essencial: bateria, baquetas

Conveniente: um par de escovas, tapete de cor escura para colocar por baixo da bateria

  • Teclistas:

Conveniente: teclado, amplificador de teclado (se tiverem), tripé

  • Sopros:

Conveniente: estante de música


#3: Quem é o responsável pelo alinhamento do espetáculo?

A escolha é feita, maioritariamente, pelos formadores, tendo sempre em conta o fio condutor da escola - a história da música rock, a adaptação aos músicos participantes e aos instrumentos existentes. Os participantes são também convidados a propor músicas e até temas originais.

#4 Vou participar como residente. O que devo levar comigo?

O participante deve levar tudo o que precisa para uma semana longe de casa - sem esquecer os básicos: pijama, roupa confortável e quente, escova e pasta de dentes, shampoo, desodorizante, secador de cabelo, roupa interior, calçado confortável. Alguns snacks podem ser uma boa fonte de energia para as pausas dos ensaios!


#5: Onde decorrem os ensaios?

Os ensaios e todas as actividades musicais irão decorrer na Caixa da Música.


#6: É possível assistir aos ensaios?

Sim. Os ensaios são públicos, salvaguardando situações pontuais de preparação do espectáculo final, que a organização poderá querer deixar em segredo até à data de apresentação.

#7 Quando é o espetáculo final?
O espetáculo de apresentação da Escola do Rock acontecerá no dia 22 de dezembro, às 22h00, na Caixa da Música.

#8: Quem pode assistir ao espetáculo final?

O espectáculo final é aberto ao público e gratuito. Por ser a primeira experiência em palco de muitos músicos, é um evento único a que todos podem e devem assistir.


3. SOBRE AGENDAMENTO DE CONCERTOS



#1: É possível agendar concertos da Escola do Rock?

Caso pretenda agendar um concerto da Escola do Rock, pedimos que contacte a organização da EdR, através do e-mail escoladorock@paredesdecoura.pt. No e-mail, pedimos que nos adiante o contexto - data, local, evento - do concerto. 

O rider técnico está disponível aqui, para que seja possível, de antemão, prever a capacidade técnica de receber a Escola do Rock.


Mais questões? Escreve-nos.

 [EN]

1.ON THE PROGRAM 


#1 Who can attend School of Rock?
School of Rock can be attended by any +13 years-old musician.

#2 Is it a program for specific instrument players? 
No. Any instrument player will be accepted in the program. One of the main goals of School of Rock is to gather different types of musicians with different background and educational levels.

#3 In which language will the program be taught?
By default, the course will be taught in Portuguese. However, if needed, classes will also be taught in Spanish/English.

#4 How will the artistic residency work?
The students will stay at a school residency, at a 700m distance from Caixa da Música - venue of all activities. Lunch and dinner will be served at Escola Básica de Paredes de Coura. We inform that venues may have to change due to the number of participants. However, all parents and participants will be informed in time.

#5 Will there be adult supervision for the underage participants?
Yes. All tutors will assure the supervision of the underage participants and the overall group at all times.

#6 Is it possible to attend the school without the residency?
Yes. Students may attend training and side events without accommodation or meals.


#7 Will participants benefit from personal accident insurance? 
Yes.

#8 Will participants obtain a participation certificate?
Yes.

#9 Will there be image recording? 
Yes. The School will have a team dedicated to record all the important moments of the week, for online and offline awareness ends. If any participant do not allow the usage of his image, he must inform the organization by the time of the registration.

#10 What time should participants check in?
Artists should check-in from 14h30 to 15h00 of Dec 17th.

#11 How’s the schedule of classes? 
Classes will occur from Monday to Friday, from 09h30 to 18h00 - this schedule may change, if needed. On Dec 19th, 20th, 21st some guest artists will perform, from 21h30 to 23h00.

2.ON TECHNICAL ISSUES 

#1 Who are the tutors of the School?
The School is directed by Nuno Alves (artistic director), Samuel Coelho (guitar/violin), Jorge Queijo (drums), Sérgio Bastos (piano/keyboards), Miguel Ramos (bass), Maria Mónica (vocals). You can check the profile of the teachers here.



#2 What do players need to bring?

Guitar/ Bass Players:
Must have: electric guitar, amplifier, 6 meter jack-jack cable
Nice to have: effect pedals, tripod / guitar stand, reeds, a spare string set, a triple in case you need to connect pedals 

Drummers
Must have: drums, drumsticks
Nice to have: a pair of brushes, dark colored rug for the drums

Keyboard Players
Nice to have: keyboard, keyboard amplifier (if any), tripod

Wind Instrument Players
Nice to have: music rack

#3 Who’s in charge of the lineup?
Mostly the tutors, always taking into account the purpose of the school - the history of rock music, the adaptation capacity of students and instruments. Participants may suggest some songs and original themes.

#4 I’ll be an artist-in-residency. What should I take with me?
The participant should take everthing needed for a week away from home: pijamas, confy, warm clothing, toothbrush, shampoo, deodorant, hair blower, underwear, confortable shoes. Some snack may be useful for that extra boost.

#5 Where is the rehearsal room?
All activities will be held at Caixa da Música at Paredes de Coura.

#6 Are rehearsals public?
Yes. Everyone can watch them, unless the organization asks for some excepcional situation regarding the preparation of the live show.

#7 Who can watch the live show?  
The final show is free and public. It’s a one-time event and it will be the first time on stage of several musicians, so everyone is welcome to be part of this experience! 

3. ON BOOKING

#1 Can a School of Rock concert be booked?

In case you want to book a concert, please contact the organization of School of Rock by sending us an e-mail to escoladorock@paredesdecoura.pt, telling us about the event, date and venue of your proposal. 

The technical rider is at your disposal here.



Escola do Rock Paredes de Coura
Município Paredes de Coura X Space Ensemble
For further information, please write us: escoladorock@paredesdecoura.pt